Plantão

Biblioteca Digital reunirá toda produção científica do país

Toda a produção científica de teses e dissertações do país será concentrada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), desenvolvida pelo IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. No Brasil são produzidos anualmente cerca de 30 mil trabalhos científicos.

O sistema de informações já tem em seu banco de dados quatro mil dissertações e teses da USP, UFSC e PUC-Rio, as três primeiras universidades a se engajarem no projeto. O IBICT treinará funcionários das instituições para operarem a Biblioteca Digital.

Os trabalhos publicados na BDTD (www.bdtd.ibict.br) servirão de base para a avaliação dos cursos de pós-graduação feita pela Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A expectativa é que em breve seja obrigatória a publicação da produção científica dos programas de pós-graduação do país na Biblioteca Digital.

A BDTD é uma iniciativa vinculada à Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD), que já interliga os bancos de dados científicos de 100 instituições do mundo.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas