Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Portal Livre Didático disponibilizará material de apoio para professores

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/04/2005


A vida dos professores, e de seus alunos, poderá ficar bem mais fácil se a idéia do professor Paulo Raboni, da UNESP de Presidente Prudente (SP), tiver sucesso. Ele acaba de lançar um portal gratuito na Internet, voltado para a distribuição de material didático de apoio às aulas.

Cada professor hoje têm que desenvolver seu próprio material de aula. Os alunos, por sua vez, ou copiam tudo na sala de aula ou saem tirando fotocópias. A idéia do professor Raboni é compartilhar esse material de apoio, evitando duplicação de esforços e melhorando sua qualidade por meio da interação entre professores de todo o país.

O Portal Livre Didático exigirá que cada professor faça um cadastramento gratuito, a partir do qual ele poderá acessar a base de dados de trabalhos disponíveis e disponibilizar seu próprio material de aulas.

Os textos serão disponibilizados no formato PDF, de amplo uso na Internet e que garante excelente qualidade de impressão. Os textos poderão receber notas dos professores que os baixarem e utilizarem, ajudando a compor um "ranking" dos melhores materiais disponíveis.

"O Portal pretende oferecer ao professor a oportunidade de ser construtor de uma base de dados nacional, disponível livremente, na qual cada um poderá divulgar suas propostas e se servir das dos demais," afirma o criador do portal. "Em última análise, a proposta tenta resgatar o papel do professor como ator e autor de sua prática, de fato, abrindo espaço para sua sistematização."

Veja o link para acessar o Portal Livre Didático no quadro Para Navegar, abaixo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sites de Pesquisa
  • Software Livre
  • Políticas de Ciência e Tecnologia

Mais tópicos