Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Braço-robô ajuda deficiente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/06/2002

Braço-robô ajuda deficiente

Utilizando dois motores, software de reconhecimento de voz e um exoesqueleto inspirado em filmes de ficção científica, três estudantes de graduação da Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos), construíram um braço auxiliar, que poderá ajudar deficientes físicos a manusear praticamente todos os objetos necessários a uma vida diária normal.

O protótipo foi construído para um paciente específico, que possui uma doença muscular degenerativa. Mas ele poderá ser facilmente adaptado para outros deficientes que ainda possuam os nervos intactos. Ditando um comando para a máquina, como "abrir", "levantar", o deficiente poderá receber ajuda mecânica para mover seus dedos e dobrar seu cotovelo.

Inicialmente o dispositivo é treinado para reconhecer a voz do paciente. Daí em diante, ele pode ser acionado quando seu portador disser a palavra "braço" ou "mão". Em cada caso um dos motores é ativado. O motor do cotovelo responde ao comandos "levantar", "abaixar" e "parar". O motor da mão, por sua vez, reconhece os comandos "abrir", "fechar" e "parar".

O equipamento de controle, um pequeno computador, fica dependurado na cintura do portador. O sistema todo funciona com uma bateria recarregável de 12 volts sendo, portanto, totalmente portátil. Todo o conjunto custou US$8.000,00.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos