Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Lançado robô dedicado à limpeza doméstica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/09/2002

Lançado robô dedicado à limpeza doméstica
O cérebro do Roomba é um processador de 8 bits, com apenas 256 bytes de memória RAM.
[Imagem: iRobot]

Robô doméstico

A empresa norte-americana iRobot acaba de lançar o primeiro ajudante-robô dedicado à limpeza doméstica.

Embora ainda longe da ajudante faz-tudo dos Jetsons, o Roomba promete aspirar o pó de todo o chão da casa de maneira totalmente autônoma, sem necessidade de intervenção humana.

Após terminar a tarefa, o robô-aspirador se desliga sozinho.

O Roomba se utiliza de algoritmos desenvolvidos para a busca de minas terrestes para se movimentar dentro dos cômodos. Ele se desloca em uma trajetória espiral, desviando-se de obstáculos, de forma a cobrir toda a área do ambiente que deve limpar.

A partir de um certo tempo fazendo a espiral, ele tenta achar uma parede. Encontrando, ele segue a parede, limpando as bordas. A partir daí, ele parte em uma trajetória de retas, indo e voltando, até completar sua missão.

Cérebro de 8 bits

A capacidade de evitar obstáculos é essencial para uma operação segura dentro de casa. Além de não atingir as pessoas, crianças ou animais de estimação, não se correrá o risco de ter os móveis riscados ou derrubados.

O Roomba utiliza sensores infravermelhos para a detecção dos objetos. Além de desligar automaticamente quando terminada a tarefa, ele pára de funcionar também se for erguido do chão ou se algum objeto, um dedo por exemplo, for colocado em suas partes móveis.

O cérebro do Roomba é um processador de 8 bits, com apenas 256 bytes de memória RAM. Suas baterias recarregáveis de níquel permitem que ele funcione ininterruptamente durante uma hora e meia.

Segundo o fabricante, como ele se move de maneira inteligente, o tempo para a limpeza de um ambiente pode ser até 5 vezes menor do que se a limpeza for feita utilizando um aspirador manual.

O Roomba custa US$199,00.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Inteligência Artificial
  • Músculos Artificiais
  • Robôs

Mais tópicos