Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Empresa lança Robô Enfermeiro

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/07/2003

Empresa lança Robô Enfermeiro

A empresa norte-americana InTouch Health iniciou testes do seu robô enfermeiro "Companion" (acompanhante) em um centro médico especializado no tratamento da doença de Alzheimer. O robô enfermeiro permite que um médico acompanhe remotamente tudo o que está acontecendo com o paciente, como se estivesse no quarto.

Baseado no que os seus criadores chamam de "tecnologia de presença remota", o robô é controlado remotamente e tem como principal característica o fato de que o doente vê efetivamente o médico através de uma tela de cristal líquido. Do outro lado, o médico também vê o paciente, permitindo a execução de consultas e interações com familiares. Através do Companion, o médico pode ver, falar, ouvir e mover-se no ambiente como se estivesse lá.

A empresa espera utilizar também o Companion para o acompanhamento de pacientes internados em clínicas de idosos, permitindo visitas mais constantes do médico, ainda que virtuais, e passando aos internos a sensação de sempre terem companhia.

Outra aplicação esperada para o robô enfermeiro é o treinamento e monitoria de pessoal ligado à saúde, como alunos de medicina e enfermagem. Um especialista poderá acompanhar diversas turmas, situadas em locais distantes, sem a necessidade de deslocar-se efetivamente até os hospitais. A possibilidade de que especialistas estejam virtualmente presentes em diversos locais poderá alterar o conceito de qualidade no atendimento. E além de melhora na qualidade, espera-se a redução significativa dos custos desse atendimento.

Além de câmeras, microfone e caixas de som, o robô Companion possui 24 sensores infra-vermelhos, cujas informações são constantemente enviadas ao médico. Essa rede de sensores permite, por exemplo, que o médico saiba que alguém está se aproximando por trás do robô enfermeiro.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Saúde e Reabilitação
  • Biomecatrônica
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos