Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô Patrulheiro

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/09/2003

Robô Patrulheiro

A empresa norte-americana VersaLogic acaba de lançar um robô de patrulha, destinado a substituir guardas humanos nas rondas por edifícios, empresas e áreas de segurança em geral. Segundo a empresa, o robô representa uma opção de menor custo do que um aparato completo de câmeras espalhadas por toda a área a ser vigiada.

O cérebro do robô patrulheiro é um processador Pentium III, instalado em uma placa do tipo "single board computer", na qual todos os componentes necessários ao funcionamento do computador ficam instalados em uma única placa.

Batizado de PatrolBoot, o robô patrulheiro possui um sistema completo de navegação, incluindo sensores laser, sonar, encoders nos eixos, sensores de colisão e sistema de correção por giroscópios. O robô cria na sua memória um mapa completo de sua área de atuação e, graças aos seus sensores, ele "sabe" onde está todo o tempo, o que permite seu imediato deslocamento a outro ponto do seu território.

Esse sofisticado sistema permite que o PatrolBot pode se deslocar para qualquer ponto dentro do seu território, inclusive encontrando rotas alternativas caso, por exemplo, um corredor fique obstruído. Ele pode ser programado para fazer rondas contínuas ou ir a pontos determinados em horários específicos ou aleatórios. Quando chega a uma determinada posição, ele pode direcionar sua câmera para locais ou equipamentos determinados permitindo que um guarda que o esteja monitorando possa ver detalhes de cada local. A mesa de monitoramento permite que o robô ou sua câmera sejam alterados para modo manual, de maneira independente. Ele pode também ser programado para atender a sistemas de alarmes e dispositivos de detecção de intrusos.

O PatrolBot funciona com o sistema operacional Linux, o que o torna capaz de se comunicar via rede sem fio, enviando imagens e sons para qualquer computador da rede.

A segurança é atualmente um ítem importante em praticamente todas as empresas e plantas industriais. A empresa planeja comercializá-lo competindo com os conhecidos sistemas de CFTV (Circuito Fechado de TV), afirmando que o robô é mais barato. Talvez, dependendo do sistema. Afinal o PatroBot custa nada menos do que U$30.000,00.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Visão Artificial
  • Robôs
  • Sensores

Mais tópicos