Robótica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/01/2004

Criado um robô-cientista
[Imagem: UNSW]

Cientistas robótico

Cientistas da Universidade de Wales (Grã-Bretanha), liderados pelo Dr. Ross King, construíram um robô cientista capaz de desempenhar tarefas de pesquisa em laboratório da mesma forma que um cientista humano o faz.

Ou, quase... pelo menos a parte mais entendiante.

O robô cientista consiste em um mecanismo de manipulação, um braço robótico linear, que manipula e mistura líquidos em recipientes especiais para análises científicas, além de três computadores, dedicados a controlar as diversas tarefas do robô e sua interação com os cientistas humanos.

Um programa baseado em inteligência artificial controla todo o sistema.

Embora, obviamente, toda a programação tenha sido feita com base em conhecimentos já adquiridos por cientistas humanos, o robô-cientista é capaz de conduzir sua próprias análises de forma autônoma, inclusive tomando decisões e formulando novas hipóteses com base nos resultados que ele obtém das amostras tratadas.

Gerador de hipóteses

O sistema automaticamente gera hipóteses para explicar suas observações, programa os experimentos para testar essas hipóteses e faz fisicamente os experimentos. A seguir ele interpreta os resultados, visando eliminar hipóteses não corroboradas pelos dados e repete o ciclo.

Segundo os cientistas, o robô sozinho substitui o trabalho de nove cientistas da computação e biólogos que deveriam trabalhar na mesma tarefa de pesquisa genética para a qual ele foi programado.

Segundo os cientistas, a possibilidade de se automatizar o processo científico é uma questão de interesse tanto teórico quanto prático porque, em muitas áreas da ciências, os dados estão sendo gerados mais rapidamente do que eles podem ser efetivamente analisados.