Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Criado um robô-cientista

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/01/2004

Criado um robô-cientista
O sistema automaticamente gera hipóteses para explicar suas observações, programa os experimentos para testar essas hipóteses e faz fisicamente os experimentos.
[Imagem: UNSW]

Cientistas robótico

Cientistas da Universidade de Wales (Grã-Bretanha), liderados pelo Dr. Ross King, construíram um robô cientista capaz de desempenhar tarefas de pesquisa em laboratório da mesma forma que um cientista humano o faz.

Ou, quase... pelo menos a parte mais entendiante.

O robô cientista consiste em um mecanismo de manipulação, um braço robótico linear, que manipula e mistura líquidos em recipientes especiais para análises científicas, além de três computadores, dedicados a controlar as diversas tarefas do robô e sua interação com os cientistas humanos.

Um programa baseado em inteligência artificial controla todo o sistema.

Embora, obviamente, toda a programação tenha sido feita com base em conhecimentos já adquiridos por cientistas humanos, o robô-cientista é capaz de conduzir sua próprias análises de forma autônoma, inclusive tomando decisões e formulando novas hipóteses com base nos resultados que ele obtém das amostras tratadas.

Gerador de hipóteses

O sistema automaticamente gera hipóteses para explicar suas observações, programa os experimentos para testar essas hipóteses e faz fisicamente os experimentos. A seguir ele interpreta os resultados, visando eliminar hipóteses não corroboradas pelos dados e repete o ciclo.

Segundo os cientistas, o robô sozinho substitui o trabalho de nove cientistas da computação e biólogos que deveriam trabalhar na mesma tarefa de pesquisa genética para a qual ele foi programado.

Segundo os cientistas, a possibilidade de se automatizar o processo científico é uma questão de interesse tanto teórico quanto prático porque, em muitas áreas da ciências, os dados estão sendo gerados mais rapidamente do que eles podem ser efetivamente analisados.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inteligência Artificial
  • Robôs Assistentes
  • Biomecatrônica
  • Biochips

Mais tópicos