Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Competição reúne micro-aviões e ornitópteros

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/04/2004

Competição reúne micro-aviões e ornitópteros

Treze equipes dos Estados Unidos, Coréia e Alemanha reuniram-se no último fim de semana na Universidade do Arizona em busca de um prêmio de US$6.000,00 da 8ª Competição Internacional de Micro-Veículos Aéreos. Os minúsculos aviões, também conhecidos pela sua sigla em inglês MAV ("Micro Air Vehicle"), são equipamentos controlados por rádio, medindo menos de 15 centímetros de diâmetro, mas capazes de levar uma câmera de vídeo a bordo.

Embora pareçam-se mais com brinquedos, eles são projetados para missões de reconhecimento e poderão ser utilizados para busca e resgate, missões militares ou em qualquer situação na qual seja perigoso enviar um observador humano. Os MAVs são virtualmente silenciosos quando voando acima de 15 ou 20 metros e suas pequenas dimensões tornam difícil seu abate mesmo se forem detectados.

Os "pilotos" dos frágeis aviões utilizam óculos especiais com telas que recebem as imagens de vídeo transmitidas em tempo real pela câmera do avião.

A competição deste ano teve como novidade a participação da categoria "Ornitóptero", pequenos MAVs que voam batendo as asas como insetos e pássaros. O objetivo do evento é a construção do menor ornitóptero rádio-controlado que possa voar o maior número de voltas em um trajeto em torno de postes no período de dois minutos. Os postes estão distantes 15 metros um do outro e os aviões podem voar seguindo um curso elíptico ao seu redor ou efetuar um "8". Cada volta em 8 vale o dobro do número de pontos de um vôo elíptico, já que dá mostras de maior maneabilidade do aparelho.

Já os MAV devem voar até um alvo a 600 metros de distância e retornar ao ponto de origem. O avião também deve ser capaz de voar por pelo menos 15 minutos. No caso de empate, vence o avião mais leve.

Os resultados deverão ser divulgados no decorrer desta semana, no site do evento, que pode ser acessado no link abaixo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Eventos Científicos
  • Aviões
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos