Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Braço robótico auxilia pacientes com danos neurológicos graves

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/07/2004

Braço robótico auxilia pacientes com danos neurológicos graves

A medicina já dispõe de eficientes processos de reabilitação para pacientes que sofreram traumas neurológicos, mesmo quando um acidente afeta a espinha dorsal. Mas são tratamentos demorados e caros, geralmente demandando um ou dois terapeutas com dedicação exclusiva a cada paciente.

Robôs que auxiliem nessa tarefa de recuperação estão entre as tecnologias mais procuradas atualmente, principalmente pelo seu potencial de tornar o tratamento dos pacientes menos dependente dos médicos e, por conseguinte, mais barato.

Foi trabalhando em um sistema robótico de auxílio ao movimento de pacientes com lesão de medula, que pesquisadores do MIT, Estados Unidos, ganharam um prêmio de US$50.000,00. O invento, batizado de "Active Joint Brace", é uma espécie de cotovelo robótico.

Há evidências de que a recuperação dos pacientes depende do início rápido da terapia e da execução continuada de movimentos altamente repetitivos. O Active Joint Brace é um equipamento portátil, que permite que o paciente seja tratado desde o leito de atendimento, prosseguindo com o tratamento quando ele retornar para casa, sem a necessidade de acompanhamento diário especializado.

A tecnologia do cotovelo robótico é baseada na determinação da força desejada, que será detectada pelo equipamento por um meio não invasivo, chamado de eletromiograma de superfície (sMEG). Os sinais são filtrados e processados para produzir uma estimativa do que o paciente está tentando fazer, como produzir força suficiente para levantar o braço, mesmo que ele não consiga fazê-lo sozinho.

A força estimada é gerada, podendo ser reduzida ou ampliada em configurações no próprio aparelho, e utilizada para controlar o sistema. Como o aparelho somente aplica uma quantidade de força proporcional à que o usuário exerce, ele evitará a atrofia muscular.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos