Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Hitachi lança robô pessoal com rodas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/03/2005

Hitachi lança robô pessoal com rodas

Alterando radicalmente o projeto de suas concorrentes, a japonesa Hitachi anunciou ontem o seu robô pessoal, batizado de Emiew. Ao invés de gastar milhões de ienes e anos de pesquisas desenvolvendo a tecnologia para a construção de um robô bípede, a empresa simplesmente utilizou rodas.

Mas não é para se desprezar a tecnologia. São apenas duas rodas, que conseguem manter o robô em equilíbrio, mais ou menos no mesmo sistema utilizado pelo caríssimo patinete Segway. Mas há pelo menos mais dois graus de liberdade, o principal deles movimentando lateralmente todo o corpo do robô. A própria cabeça e os braços também têm seus próprios graus de liberdade. Ou seja, o robô coordena sozinho todos esses movimentos de forma articulada.

O resultado é que o Emiew é o mais rápido de todos os robôs pessoais apresentados ao mercado até agora, podendo atingir até 6 km/h quando andando em linha reta. Mas ele consegue desviar facilmente de obstáculos também. Não é à toa que ele recebeu esse nome. Emiew é um acrônimo para "Excellent Mobility and Interactive Existence as Workmate": Mobilidade Excelente e Existência Interativa como Auxiliar".

Mas o robô não é capaz apenas de sair correndo. Ele reconhece comandos por voz, tem o seu próprio sintetizador de voz, que permite que ele fale frases simples (em japonês) e, como os demais robôs pessoais já apresentados, é capaz de reconhecer as pessoas da casa.

O Emiew é apenas demonstrativo e a empresa não revelou intenções de colocá-lo à venda.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Robôs
  • Músculos Artificiais
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos