Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô testa teoria sobre locomoção de animais vivos e extintos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/06/2006

Robô testa teoria sobre locomoção de animais vivos e extintos

Cientistas estão utilizando um robô subaquático para tentar entender porque animais que têm quatro membros - como pingüins, tartarugas marinhas e focas - utilizam apenas dois deles como propulsores durante o nado. Os fósseis tidos como ancestrais desses animais também tinham quatro membros, mas usavam todos eles para nadar.

A pesquisa mostrou que a velocidade máxima do robô Madeleine não aumentou quando os cientistas acionaram as quatro nadadeiras. Aparentemente as nadadeiras dianteiras criam uma turbulência que interfere com a eficiência das nadadeiras traseiras.

Manter a mesma velocidade com as quatro nadadeiras funcionando simultaneamente também exige um dispêndio de energia muito maior. Os únicos ganhos percebidos com o acionamento das quatro nadadeiras foram paradas e arranques mais rápidos.

Além de dar "insights" sobre a evolução das espécies, robôs de pesquisas como Madeleine ajudam os engenheiros a projetar veículos submarinos mais eficientes e que consomem menos energia - um quesito essencial quando esses robôs têm que ser autônomos.

O robô foi desenvolvido pela equipe do professor John Long, da Faculdade Vassar, em colaboração com a empresa Nekton Research.

Bibliografia:

Artigo: Four flippers or two? Tetrapodal swimming with an aquatic robot
Autores: John H Long Jr, Joseph Schumacher, Nicholas Livingston, Mathieu Kemp
Revista: Bioinspiration & Biomimetics
Data: 18 April 2006
Vol.: 1 20-29
DOI: 10.1088/1748-3182/1/1/003
Link: http://faculty.vassar.edu/jolong/LongSchumacher2006.pdf
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Biotecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Software e Programação

Mais tópicos