Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robôs chegam definitivamente aos hospitais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/07/2006

Robôs chegam definitivamente aos hospitais

Uma feira realizada na semana passado no Japão, mostrou o que há de mais moderno na robótica voltada para o atendimento hospitalar. Foram mais de 400 expositores, com soluções que vão dos robôs de companhia até equipamentos médicos inteiramente automatizados.

No segmento dos robôs de companhia, a estrela foi um "zé gotinha" robótico - ou talvez um "zé gotinha" galáctico, já que sua aparência lembra vários personagens de desenhos animados. Apesar da sensação de estar sendo observado - e bem observado, com um olhão desses - os fabricantes afirmam que o robô, chamado Muu Socia 3.0, também facilita a comunicação com o médico. Com a palavra os pacientes que estiverem sendo "olhados".

Robôs hospitalares - Robótica hospitalar

Este manequim também não consegue transmitir a sensação que os fabricantes de um endoscópio tentaram passar. Segundo eles, uma pesquisa demonstrou que a maioria dos pacientes prefere uma endoscopia na qual o equipamento é inserido pelo nariz e não pela garganta. A expressão do manequim não consegue transmitir essa sensação.

Brincadeiras à parte, é ponto pacífico que a robótica está ocupando rapidamente seu lugar no cuidado de pacientes e no acompanhamento de idosos. Principalmente no próprio Japão, onde o número de pessoas idosas em relação à população total é muito grande.

Robôs hospitalares - Robótica hospitalar

Outra tendência verificada na feira é a utilização de robôs ou "manequins inteligentes" voltados para o ensino médico. Antes de testarem o aprendizado em pacientes de verdade, os estudantes já podem contar com equipamentos que simulam com muito realismo o dia-a-dia de uma sala de exames ou até de cirurgias complexas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Robôs
  • Biomecatrônica
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos