Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

SuperBot, um robô polimórfico modular, é apresentado à NASA

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/03/2007

SuperBot

Engenheiros norte-americanos apresentaram à NASA os últimos progressos na construção do "SuperBot", um novo robô modular, formado por várias unidades idênticas mas independentes, e capaz de assumir inúmeros formatos, conforme a tarefa a ser desempenhada.

O SuperBot pode ficar de pé, arrastar, serpentear, funcionar como um braço, enfim, configurar-se de acordo com a necessidade.

"Cada módulo é um sistema robótico completo e tem uma fonte de energia, microcontroladores, sensores, circuito de comunicação, três graus de liberdade e seis faces de conexão para se conectar dinamicamente com outros módulos," explica Wei-Min Shen, da Universidade do Sul da Califórnia, criador do SuperBot.

Robô polimórfico

Cada "versão" do SuperboBot é como um robô feito com peças de Lego, capaz de desempenhar sua tarefa e, a seguir, adaptar-se para uma nova tarefa simplesmente mudando de formato. Ele pode até mesmo transformar-se em uma roda e sair girando rapidamente até o próximo trabalho.

O Dr. Shen já construiu SuperBots em forma de rodas, para uma locomoção mais eficiente, aranhas e centopéias, para escalar obstáculos mais facilmente, cobras, para se arrastar por debaixo dos obstáculos e até como braços robóticos, capazes de efetuar inspeção e manutenção inclusive no espaço.

Módulos

Cada módulo tem liberdade completa de movimento, podendo andar para a esquerda, para a direita, prá frente e prá trás, virar sobre si mesmo e até girar como uma roda. Os módulos comunicam-se entre si, de forma que o controle de todo o robô é distribuído pelos módulos. Assim o robô inteiro continua a operar normalmente mesmo quando os módulos mudam de lugar ou assumem outro formato.

Robô Polimórfico Modular - SuperBot"Eles possuem sensores tanto internos quanto externos para monitorar seu próprio status e parâmetros ambientais. Eles podem formar configurações arbitrárias e podem controlar essas configurações para diferentes funcionalidades, como locomoção, manipulação e auto-conserto," diz Shen.

O site do SuperBot disponibiliza uma série de filmes com o robô operando em inúmeros formatos. Se você possui banda larga vale a pena uma visita. Veja link abaixo, no quadro Para navegar.

Várias outras equipes de cientistas estão desenvolvendo seus próprios modelos de robôs auto-configuráveis. Veja Robôs modulares reconfiguráveis, Robô modular movimenta-se alterando sua forma e Robô auto-reconfigurável assume qualquer formato

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Robôs
  • Robôs Espaciais
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos