Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô-assistente consegue manipular objetos do dia-a-dia sem esmagá-los

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/11/2007

Robô-assistente consegue manipular objetos do dia-a-dia sem esmagá-los

[Imagem: Waseda University]

Os japoneses ficaram algum tempo sem apresentar grandes novidades na área de robôs humanóides, restringindo-se a fazer upgrades dos seus robôs mais famosos. A julgar pela Twendy-One, porém, que foi apresentada nesta semana, as coisas continuam acontecendo nos laboratórios da Waseda University, um dos principais centros de robótica do mundo.

Mão robótica de última geração

O nome Twendy-One é uma adaptação do nome da versão 1.0 dessa robô assistente, que se chamava Wendy, mesclando com uma referência ao século XXI. Os avanços incorporados na nova versão tornam difícil lembrar da antecessora.

A capacidade de conversação - apenas em japonês - teve um avanço excepcional, permitindo que a robô seja comandada inteiramente por voz. O grande destaque, porém, vai para as mãos robóticas, dotadas de uma sensibilidade que permite o manuseio de objetos do dia-a-dia, sem esmagá-los.

Acima do peso

A Twendy-One ainda está em fase experimental. Embora tenha 1,5 metro de altura, a robô assistente pesa 111 quilogramas, o suficiente para exaurir suas baterias em apenas 15 minutos. Os pesquisadores esperam que ela esteja pronta para comercialização por volta do ano de 2015, a um preço ao redor de US$200.000,00.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Robôs
  • Robôs Industriais
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos