Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Destaques e Imagens

Começam testes com robô-cirurgião que operará em missões espaciais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/04/2007

Começam testes com robô-cirurgião que operará em missões espaciais

A NASA escolheu o robô Raven, construído por engenheiros e médicos da Universidade de Washington, Estados Unidos, para efetuar os primeiros testes simulados do que poderá vir a ser a primeira cirurgia espacial.

Ao invés de levar um médico em cada missão, é muito mais simples enviar um robô cirurgião, que poderá ser controlado remotamente por todo um grupo de especialistas.

Os testes serão feitos de 12 a 18 de Maio no interior do laboratório submarino Aquarius, situado na costa do estado da Flórida. É lá que é feita a maioria dos treinamentos tanto com astronautas quanto com equipamentos que virão a ser usados nas futuras missões espaciais.

Robô cirurgião

O robô Raven será operado remotamente pela equipe que o desenvolveu. Os médicos ficarão na cidade de Seattle. Os comandos serão enviados pela Internet até a costa. A partir daí os sinais seguirão por conexão sem fios até uma bóia, situada na superfície do mar, logo acima do Aquarius. Finalmente, as instruções chegarão até o robô por meio de cabo que desce da bóia até o laboratório.

Os médicos acompanharão toda a operação visualmente, sendo que as imagens ao vivo seguirão o caminho inverso na mesma conexão.

O teste consistirá na utilização de instrumentos cirúrgicos para suturar uma peça de borracha, com consistência semelhante à pele humana, e na movimentação de pequenos e delicados objetos, simulando tarefas executadas durante uma cirurgia.

Leia o manual de instruções

Além de todo o mérito técnico, um fator foi essencial para que o Raven fosse escolhido pela NASA. Ao contrário dos robôs-cirurgião já utilizados, que chegam a pesar até meia tonelada, o Raven inteiro pesa apenas 22 quilos.

Não será apenas o robô que estará sendo testado. Como acontecerá numa emergência em uma missão espacial, o robô terá quer ser montado e posto em operação rapidamente, a partir da leitura de seus manuais de instrução.

A tripulação do Aquarius terá que fazer justamente isso, montar o robô-cirurgião utilizando apenas o manual de instruções, além de resolver qualquer problema técnico ou operacional que surja.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Biomecatrônica
  • Robôs
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos