Destaques e Imagens

Massa cinzenta cerebral fotografada em cores

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/11/2007

Massa cinzenta cerebral fotografada em cores
[Imagem: Harvard University]

Brainbow - uma mistura de brain (cérebro) e rainbow (arco- íris). Foi assim que Jean Livet batizou as incríveis imagens que ele conseguiu produzir das células nervosas do cérebro de um camundongo. Livet é neurocientista na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Massa cinzenta a cores

O cérebro, sempre apelidado carinhosamente de massa cinzenta, nunca havia aparecido tão colorido. Os cientistas conseguiram marcar dezenas de neurônios individuais com tonalidades diferentes, criando um verdadeiro arco-íris cerebral.

Circuitos cerebrais

Os pesquisadores desenvolveram duas estratégias com a técnica Brainbow para a expressão de proteínas fluorescentes. A combinação das estratégias e de cores primárias de proteínas específicas, em camundongos modificados geneticamente, levou à produção de 90 diferentes tons.

A técnica Brainbow permite reconstruções detalhadas dos circuitos cerebrais e representa um importante passo em busca da modelagem de como o sistema nervoso funciona normalmente e em casos de distúrbios cerebrais.

Artigo: Transgenic strategies for combinatorial expression of fluorescent proteins in the nervous system