Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Destaques e Imagens

Massa cinzenta cerebral fotografada em cores

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/11/2007

Massa cinzenta cerebral fotografada em cores
O cérebro, sempre apelidado carinhosamente de massa cinzenta, nunca havia aparecido tão colorido.
[Imagem: Harvard University]

Brainbow - uma mistura de brain (cérebro) e rainbow (arco- íris). Foi assim que Jean Livet batizou as incríveis imagens que ele conseguiu produzir das células nervosas do cérebro de um camundongo. Livet é neurocientista na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Massa cinzenta a cores

O cérebro, sempre apelidado carinhosamente de massa cinzenta, nunca havia aparecido tão colorido. Os cientistas conseguiram marcar dezenas de neurônios individuais com tonalidades diferentes, criando um verdadeiro arco-íris cerebral.

Circuitos cerebrais

Os pesquisadores desenvolveram duas estratégias com a técnica Brainbow para a expressão de proteínas fluorescentes. A combinação das estratégias e de cores primárias de proteínas específicas, em camundongos modificados geneticamente, levou à produção de 90 diferentes tons.

A técnica Brainbow permite reconstruções detalhadas dos circuitos cerebrais e representa um importante passo em busca da modelagem de como o sistema nervoso funciona normalmente e em casos de distúrbios cerebrais.

Bibliografia:

Artigo: Transgenic strategies for combinatorial expression of fluorescent proteins in the nervous system
Autores: Jean Livet, Tamily A. Weissman, Hyuno Kang, Ryan W. Draft, Ju Lu, Robyn A. Bennis, Joshua R. Sanes, Jeff W. Lichtman
Revista: Nature
Data: 1 November 2007
Vol.: 450, 56-62
DOI: 10.1038/nature06293






Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Realidade Virtual
  • Fotônica
  • Microscópios

Mais tópicos