Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Correios da Coréia do Sul terá robôs para atendimento e segurança

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/10/2004

Correios da Coréia do Sul terá robôs para atendimento e segurança

O governo da Coréia do Sul anunciou que, até o final de 2005, irá equipar suas agências do correio com robôs inteligentes, que trabalharão 24 horas por dia. Serão dois sofisticados modelos com total interação e conexão via rede.

Serão dois modelos, ambos com 1,5 metro de altura. Um modelo "feminino" será utilizado para o atendimento aos clientes, durante o dia. Já o modelo "masculino" servirá como guarda de segurança.

A conexão dos robôs em rede de alta velocidade permitirá que o processamento, ou seja, a inteligência do robô, seja retirada do próprio robô e mantida em uma sala única, centralizada. Isto permitirá dar aos robôs uma capacidade de processamento que seria impraticável colocar no reduzido espaço do seu "corpo".

Este é um paradigma diferenciado do enfoque tradicional, no qual as três funções básicas de um robô - sensores, processamento e ação - são sempre colocados inteiramente na máquina, formando um equipamento totalmente autônomo.

Os robôs serão unicamente uma plataforma básica, contendo os sensores, tela, capacidade de movimento, ou seja, o necessário para a ação, transferindo todos os dados coletados, inclusive a voz das pessoas que deverão interagir com eles, para a sala central de processamento.

Somente numa segunda etapa os engenheiros deverão criar robôs autônomos, ainda assim com grande capacidade de conexão à rede, permitindo o download de softwares sob demanda. Desta forma, um mesmo tipo de robô poderá servir a uma infinidade de tarefas, bastando para isso baixar os programas adequados a cada uma delas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Inteligência Artificial
  • Robôs
  • Computadores

Mais tópicos