Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Novos transformadores elétricos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/09/2001


A revolução dos transformadores

Novos transformadores elétricos irão melhorar qualidade da energia elétrica.

Um consórcio de engenharia liderado pelas Universidades norte-americanas de Purdue e Missouri, deram um significativo passo rumo à substituição dos velhos transformadores a óleo que há mais de um século "enfeitam" os postes de todas as cidades. A pesquisa é financiada pela Asea Brown Boveri (ABB).

O consórcio desenvolveu uma nova classe de transformadores que irá diminuir as freqüentes oscilações de tensão que diminuem a vida útil de aparelhos elétricos, lâmpadas, aparelhos eletrônicos etc.

Essa nova classe de transformadores é do tipo "estado-sólido", significando que eles se baseiam fundamentalmente em semicondutores, como transistores e circuitos integrados, ao contrário das pesadas bobinas de cobre e núcleos de ferro dos atuais transformadores. A tecnologia já está com pedido de patente registrado.

Transformadores de estado sólido

Transformadores são elementos vitais na rede elétrica: eles convertem a alta tensão das redes de transmissão, em tensões de 220 ou 110 volts que abastecem as residências.

A aparência e o peso não serão as únicas diferenças entre os atuais transformadores e os novos. A maior vantagem estará na qualidade da energia, a qual é profundamente influenciada pelos usuários da rede elétrica.

Equipamentos ligados à rede, como máquinas e equipamentos "sujam" essa rede, ao emitir interferências que se propagam e atingem toda a vizinhança. Essas interferências, geralmente devidas a picos de consumo, causam flutuações na tensão.

A mais visível influência dessas flutuações está na variação da luminosidade de lâmpadas, que, em função disso, queimam mais rapidamente. Motores também rodam mais lentamente e aquecem mais.

Transformador sem óleo

Os transformadores de estado-sólido irão eliminar esses problemas.

Eles irão reduzir a quantidade de corrente que se deve realmente disponibilizar para alimentar equipamentos, além de serem menos danosos ao meio ambiente, por não conterem óleo mineral.

Além disso, será eliminado o desperdício de energia que os transformadores atuais causam, quando transformam uma parte da energia elétrica da rede em calor.

Outro benefício refere-se aos custos: enquanto o preço dos materiais utilizados na fabricação dos atuais transformadores é praticamente estável, o preço dos semicondutores cai quase que diariamente.

//mecanica
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Geração de Energia
  • Semicondutores
  • Lubrificantes
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos