Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Lançado sistema operacional para robôs pessoais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/04/2002


A empresa norte-americana Evolution Robotics? lançou o que espera ser um padrão de sistema operacional para a indústria de robôs pessoais. O software é uma plataforma proprietária, que poderá ser para o campo da robótica o que o DOS e o Windows foram para a informática.

"Nós construímos a primeira plataforma de software para robótica que é comercialmente viável, portável, modular, independente do hardware e extensível, permitindo a profissionais de uma extensa gama de indústrias criar e configurar produtos robóticos pessoais.", disse Bernard Louvat, presidente da empresa. E completou: "Juntando o que há de melhor em conhecimento nos campos acadêmico e industrial, iremos impulsionar a nascente indústria da robótica pessoal da mesma forma que o Windows fez com a indústria dos PC."

Disponível inicialmente para Linux, o programa, chamado Evolution Robotics Software Platform, deverá ter uma versão para Windows no próximo ano. Além do ambiente de desenvolvimento e módulos acessórios, está disponível também um kit de hardware para testes iniciais. O programa permite que os desenvolvedores integrem software e hardware para programar robôs que possam agir autonomamente e executar tarefas complexas.

Focando o ambiente da nascente indústria dos robôs pessoais, a empresa espera trabalhar conjuntamente com fabricantes de produtos eletrônicos, automotivos e mesmo fabricantes de brinquedos, além de vislumbrar o atendimento de necessidades nas áreas médica, de varejo, segurança e automação de escritórios.

O programa agora lançado é o primeiro produto da empresa, uma empresa nascente criada em Março de 2.001.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Robôs
  • Robôs Assistentes
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos