Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Descobertos imãs microscópicos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/09/2001


O Laboratório de Pesquisas Magnéticas, da Xerox, anunciou a descoberta de um novo imã microscópico, um compósito nanomagnético que apresenta um inusitado comportamento: as partículas magnéticas, de óxido de ferro, giram sobre seu próprio eixo quando o imã é submetido a campos magnéticos alternados.

A pesquisa envolvia o trabalho com um material descoberto em 1.992, um composto à base de metanol com o material magnético transparente. Essa transparência permite que esse material seja misturado com cores tanto quanto em estado líquido quanto na forma de filme. O imã é líquido à temperatura ambiente. Mas, quando se inicia um processo de resfriamento, o imã se transforma em gel. Nesse ponto é que aparece a inusitada propriedade. Submetido a campos magnéticos alternados, as partículas de óxido de ferro giram que se fossem nanomotores.

Os pesquisadores ainda não ofereceram uma explicação acerca das razões do comportamento observado, mas afirmaram que terão "interessantíssimas" aplicações quando conseguirem tornar o imã sólido, à temperatura ambiente.

As tecnologias magnéticas têm sido usadas por décadas para a produção de imagens em preto e branco. Mas ainda não se mostraram adequadas para impressões coloridas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Computadores
  • Magnetismo

Mais tópicos