Nanotecnologia

Governo americano em busca do desenvolvimento e controle da nanotecnologia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/09/2001

Vários laboratórios americanos, sobretudo os ligados a órgãos do governo, como o Sandia, estão se preparando para participar do "National Nanotechnology Initiative", um esforço do governo americano em busca do desenvolvimento e controle da nanotecnologia.

Com um orçamento de US$497 milhões para o próximo ano, o objetivo será o desenvolvimento de dispositivos com dimensões entre 1 e 100 nanômetros através da manipulação de moléculas e átomos. Os cientistas acreditam que a capacidade para movimentar e combinar átomos e moléculas individualmente irá revolucionar a produção de virtualmente tudo o que é atualmente produzido pelo homem. A nanotecnologia deverá ter um impacto semelhante à da descoberta dos semicondutores (transistores e circuitos integrados).

"As possibilidades para desenvolver materiais e equipamentos com propriedades totalmente novas através da nanotecnologia serão limitadas apenas pela imaginação", disse o diretor do Centro de Ciências Físicas e Químicas dos Laboratórios Sandia.

Ele cita alguns exemplos:

- células solares com nanocamadas poderão multiplicar a capacidade de transformação da luz solar em energia elétrica;

- memórias de computadores que aproveitam a rotação dos átomos poderão conter milhares de vezes mais dados do que os circuitos atuais;

- dispositivos moleculares que duplicam processos em células vivas poderão auxiliar no tratamento e cura de doenças;

- catalisadores que poderão ajudar a eliminar poluentes, com a utilização da energia solar.

Os Laboratórios Sandia já se utilizaram de técnicas de "implante" de íons para criar ligas de alumínio leves e tão resistentes quanto o aço. Nanoestruturas de semicondutores possibilitaram a produção de raios-laser de baixo consumo e alta eficiência para comunicações óticas. Estão sendo desenvolvidos bio-sensores que serão capazes de emitir alertas quando traços de agentes químicos forem detectados.

Embora a nanotecnologia seja uma grande promessa, os cientistas ainda precisam entender adequadamente as regras básicas de funcionamento das estruturas em nanoescala, como elas funcionam, se comportam e interagem.