Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Nanotecnologia

Cientistas constroem nanocristais em forma de bastão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/09/2001


Cientistas dos Laboratórios Berkeley, que pertencem ao Departamento de Energia dos Estados Unidos, anunciaram a construção de nanocristais, para aplicação em semicondutores, no formato de bastões. É o primeiro relato da construção de uma nanoestrutura com esse formato para esse tipo de aplicação. Até agora, somente se havia conseguido construir nanocristais em formato de pontos ou esferas.

A pesquisa se baseia no controle da energia cinética durante o crescimento dos nanocristais. Mantendo uma taxa rápida e constante de crescimento, num meio adequado, deu aos cientistas o controle do crescimento do cristal. Esse controle foi usado para definir o formato da estrutura resultante, que pode ir desde a esfera até o bastão.

O mesmo grupo já havia descoberto que nanocristais de seleneto de cádmio podem emitir luz de várias cores. A emissão de luz colorida se dá através da polarização dos eixos do bastão. A cor emitida depende justamente do formato do nanocristal. A descoberta atual abre as portas para um sem-número de aplicações, desde LEDs (Light emitting diode) até colorantes para análise de material biológico.

Testes mostraram que a reabsorção de luz por parte da estrutura em forma de bastão é menor do que em estruturas esféricas, o que pode ser uma vantagem em sua utilização na produção de LEDs e em células foto-voltaicas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • LEDs
  • Nanopartículas

Mais tópicos