Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Absorvedor acústico perfeito feito principalmente de... buracos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/06/2014

Absorvedor acústico perfeito feito principalmente de... buracos
O material é formado por lamelas de espuma apoiadas em um suporte rígido, e opera bem em uma larga faixa de sons.
[Imagem: J. Christensen et al. - 10.1038/srep04674]

Buracos para deter o som

Estudos experimentais já haviam demonstrado que um isolante acústico fica mais eficiente quando é perfurado.

Agora, pesquisadores espanhóis acreditam ter definido os parâmetros que permitirão a construção de um "absorvedor acústico perfeito", um material que não deixará passar nenhum som.

"Diante dos nossos resultados, acreditamos ter dado um passo importante em direção ao absorvedor perfeito. E isso foi feito apenas reconfigurando um material conhecido," disse Víctor Sánchez-Morcillo, da Universidade Politécnica de Valência.

Víctor e seus colegas projetaram uma estrutura que é essencialmente um material já conhecido recortado em fatias, que foram dispostas em espaçamentos precisos.

Ou seja, a absorção sonora extraordinária foi obtida usando uma estratégia aparentemente contraditória: a atenuação do som aumenta quando se reduz a quantidade de material usado para fazer o isolante acústico.

Dessa forma, uma superfície totalmente refletora passa a fazer parte de um absorvedor de som perfeito apesar do fato de que, em sua maior parte, não existe material para absorver o som - só "furos", ou espaçamentos entre as fatias do material absorvedor.

Segundo a equipe, a chave para entender esse aparente paradoxo é a seguinte: a nova configuração do material, em painéis distribuídos periodicamente, permite que as ondas sonoras entrem facilmente no material, o que aumenta a interação entre as ondas e a estrutura, aumentando assim a absorção.

Víctor acrescenta que as conclusões do estudo abrem uma nova etapa no projeto de isolantes acústicos para toda a ampla variedade de aplicações que esses produtos têm hoje.

Bibliografia:

Artigo: Extraordinary absorption of sound in porous lamella-crystals
Autores: J. Christensen, V. Romero-García, R. Picó, A. Cebrecos, F. J. García de Abajo, N. A. Mortensen, M. Willatzen, V. J. Sánchez-Morcillo
Revista: Nature Scientific Reports
Vol.: 4, Article number: 4674
DOI: 10.1038/srep04674
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Compósitos
  • Cerâmicas
  • Metamateriais
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos