Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Camuflagem acústica deixa você em silêncio absoluto

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/03/2014

Camuflagem acústica deixa você em silêncio absoluto
A pirâmide do silêncio faz o som passar incólume, como se não houvesse nada lá.
[Imagem: Duke University]

Invisibilidade acústica

Usando pouco mais do que algumas folhas de plástico perfuradas - e um bocado de cálculos matemáticos - engenheiros construíram o primeiro manto de invisibilidade acústico tridimensional.

O dispositivo redireciona as ondas sonoras, criando a impressão de que nem o manto, e nem qualquer coisa embaixo dele, estão lá.

A camuflagem acústica funciona em todas as três dimensões, não importando a direção de onde o som está vindo ou de onde o observador está localizado.

Para criar a "invisibilidade" acústica, a camuflagem altera a trajetória das ondas para que elas coincidam com a rota que teriam se tivessem refletido em uma superfície plana.

Como o som não está atingindo a superfície abaixo, ele percorre uma distância menor, e sua velocidade deve ser reduzida para compensar a mudança de rota. O resultado é que tudo embaixo da pirâmide permanece silencioso.

Pirâmide do silêncio

Se a ficção antecipa a realidade, o seriado Agente 86, dos anos 1960, passou perto: enquanto no filme havia um "cone do silêncio", os cálculos matemáticos mostraram que a coisa deve ser na verdade uma "pirâmide do silêncio" - talvez seja por isso que, no seriado, o cone não funcionava nada bem.

"A estrutura que construímos pode parecer muito simples, mas eu garanto a você que é muito mais difícil e interessante do que parece. Colocamos um monte de energia para calcular como as ondas sonoras devem interagir com ela. Nós não fizemos isso da noite para o dia," defende-se o professor Steven Cummer, da Universidade de Duke, nos Estados Unidos.

Mas será fácil encontrar aplicações para uma camuflagem acústica, o que poderá incluir a acústica arquitetônica e mesmo os sonares.

"Nós fizemos nossos testes no ar, mas as ondas sonoras se comportam da mesma forma debaixo d'água. Assim, um uso potencial natural é evitar [a detecção por] sonar," disse Cummer.

"Mas há também os projetos de auditórios ou salas de espetáculos, qualquer espaço onde você precise controlar a acústica. Se você precisar colocar uma coluna em algum lugar por razões estruturais, e que vá estragar o som, talvez você possa corrigir a acústica camuflando a coluna," concluiu ele.

Já que possui a forma de pirâmide, o aparato também poderá chamar a atenção dos meditadores, que poderão encontrar silêncio absoluto em qualquer lugar.

Bibliografia:

Artigo: Three-dimensional broadband omnidirectional acoustic ground cloak
Autores: Lucian Zigoneanu, Bogdan-Ioan Popa, Steven A. Cummer
Revista: Nature Materials
Vol.: Published online
DOI: 10.1038/NMAT3901
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metamateriais
  • Magnetismo
  • Holografia
  • Imagens 3-D

Mais tópicos