Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Materiais Avançados

Absorvedores de luz totalmente invisíveis

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/01/2016

Absorvedores de luz totalmente invisíveis
A metassuperfície é formada por uma matriz de pequenas hélices que absorvem uma determinada frequência sem gerar uma "assinatura" que permita sua detecção.
[Imagem: Aalto University]

Absorvedores

Pesquisadores conseguiram fabricar pela primeira vez materiais absorvedores que não refletem a luz em uma vasta gama de comprimentos de onda.

Embora funcionem bem na absorção da radiação eletromagnética na frequência para a qual foram projetados, os absorvedores atuais interagem fortemente com a radiação de outras frequências, refletindo-a de volta, e não deixando-a passar, como é desejável.

Como resultado, eles criam um feixe refletido, assim como uma sombra perceptível, o que os torna muitos fáceis de detectar.

Filtros de luz

As novas estruturas, já testadas na prática, são capazes de absorver e detectar a luz de um ou de vários espectros de frequência, sendo invisíveis e indetectáveis em outras frequências.

"Esses absorvedores são completamente transparentes nas frequências não-operacionais," disse Viktar Asadchy, da Universidade Aalto, na Finlândia.

A metassuperfície é um melhoramento de um avanço anterior da equipe, que já havia conseguido construir um espelho que escolhe o que refletir.

A versatilidade do novo material - um metamaterial - promete viabilizar uma série de aplicações, que vão das tecnologias de camuflagem à radioastronomia.

Tela anticelular

Dispositivos que "consomem" a energia da radiação eletromagnética, o que inclui os sensores e os metamateriais usados nos mantos de invisibilidade, desempenham um papel cada vez mais importante na utilização e no controle da luz.

E esses materiais também poderão ser muito úteis na vida cotidiana. Por exemplo, eles poderiam ser usados em telas capazes de filtrar quaisquer sinais de telefones celulares e deixar passar os sinais de Wi-Fi e outras ondas.

"Esta pesquisa também irá abrir novos espaços para o controle da luz em geral e permitir novos dispositivos, tais como lentes planas e transformadores de feixes de luz," prevê Asadchy.

Bibliografia:

Artigo: Broadband Reflectionless Metasheets: Frequency-Selective Transmission and Perfect Absorption
Autores: V. S. Asadchy, I. A. Faniayeu, Y. Radi, S. A. Khakhomov, I. V. Semchenko, S. A. Tretyakov
Revista: Physical Review X
Vol.: 5, 031005
DOI: 10.1103/PhysRevX.5.031005
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Metamateriais
  • Fotônica
  • Antenas
  • Radiação Eletromagnética

Mais tópicos