Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Aerogel promete avião com ruído de secador de cabelos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/06/2021

Aerogel promete avião com ruído de secador de cabelo
Técnica de fabricação e amostra do "merengue" antirruído.
[Imagem: Mario Rapisarda et al. - 10.1038/s41598-021-90101-0]

Aerogel antirruído

Um novo material incrivelmente leve - um aerogel - promete reduzir o ruído do motor de um avião ou helicóptero em até 16 decibéis.

Como a escala de decibéis - oficialmente "decibels" - é logarítmica, a diminuição dos 105 decibéis avaliados pela equipe para 89 decibéis significa que o motor de um avião que trabalhe nessa faixa emitiria o mesmo ruído que um secador de cabelos doméstico.

Desde que começaram a ser desenvolvidos, os aerogéis vêm sendo apontados como excelentes isolantes térmicos e acústicos, mas geralmente se trata de materiais muito delicados química e mecanicamente, o que dificulta sua aplicação em situações mais exigentes.

O que Mario Rapisarda e colegas da Universidade de Bath, no Reino Unido, conseguiram fazer agora foi justamente criar um aerogel mais robusto.

Feito de uma mistura de nanocarbono e álcool polivinílico, o material continua muito leve - 2,1 kg por metro cúbico - mas com uma resistência suficiente para ser incorporado no interior de motores.

"Conseguimos produzir uma densidade extremamente baixa usando uma combinação líquida de óxido de grafeno e um polímero, que são formados com bolhas de ar batidas e fundidas por congelamento. Em um nível muito básico, a técnica pode ser comparada com bater claras de ovo para criar merengues - é sólido, mas contém muito ar, então não há perda de peso ou eficiência para obter grandes melhorias em conforto e ruído," disse o professor Michele Meo.

A equipe afirma que ainda será necessário algum avanço na dissipação de calor, o que trará benefícios de eficiência de combustível e segurança, mas eles esperam ter tudo pronto em um prazo de 18 meses.

"Este é claramente um material muito interessante que poderia ser aplicado de várias maneiras - inicialmente na indústria aeroespacial, mas potencialmente em muitos outros campos, como transporte automotivo e marítimo, bem como na construção civil," disse Meo.

Bibliografia:

Artigo: Ultralight graphene oxide/polyvinyl alcohol aerogel for broadband and tuneable acoustic properties
Autores: Mario Rapisarda, Gian-Piero Malfense Fierro, Michele Meo
Revista: Nature Scientific Reports
Vol.: 11, Article number: 10572
DOI: 10.1038/s41598-021-90101-0
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Compósitos
  • Grafeno
  • Motores
  • Refrigeração

Mais tópicos