Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Airbag para ciclistas: Promissor, mas ainda não é ideal

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/10/2016

Airbag para ciclistas: Promissor, mas ainda não está pronto
O protótipo é usado como uma pequena bolsa no pescoço, inflando-se ao redor da cabeça quando seus sensores detectam uma possível colisão.
[Imagem: Stanford University]

Proteção para a cabeça

Os primeiros testes com um airbag para a cabeça mostraram que é possível proteger melhor os ciclistas contra as quase inevitáveis quedas.

De fato, o bioengenheiro David Camarillo, da Universidade Stanford, nos EUA, começou a desenvolveu o "head-bag" depois de sofrer duas concussões em acidentes de bicicleta.

"Capacetes ciclísticos de espuma podem e têm demonstrado a capacidade de reduzir a probabilidade de fratura de crânio e outras lesões cerebrais mais graves. Mas eu acho que muitos acreditam erroneamente que um capacete de ciclista está lá para proteger contra uma concussão. Isso não é verdade," argumenta ele.

Airbag ciclístico

O airbag ciclístico é mais do que um capacete melhorado, já que ele protege também o pescoço.

O protótipo é usado como uma pequena bolsa no pescoço, inflando-se ao redor da cabeça quando seus sensores detectam uma possível colisão.

"Nós fizemos testes de queda, os testes federais típicos para avaliar capacetes ciclísticos, e descobrimos que o airbag, com a pressão inicial correta, pode reduzir as acelerações da cabeça de cinco a seis vezes mais quando comparado com o capacete tradicional," contou Mehmet Kurt, responsável pelos experimentos.

Airbag inteligente

Mas o airbag ciclístico ainda não está pronto para uso. Observe a ressalva "com a pressão inicial correta" feita pelo pesquisador: o processo químico usado para inflar o airbag não conseguiu garantir a pressão adequada em todos os testes, que envolveram quedas de 80 centímetros a dois metros.

A equipe está voltando à prancheta, afirmando que pretendem também deixar o airbag mais inteligente, tornando-o capaz de calcular a pressão adequada a cada possível impacto.

Bibliografia:

Artigo: Modeling and Optimization of Airbag Helmets for Preventing Head Injuries in Bicycling
Autores: Mehmet Kurt, Kaveh Laksari, Calvin Kuo, Gerald A. Grant, David B. Camarillo
Revista: Annals of Biomedical Engineering
DOI: 10.1007/s10439-016-1732-1
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação
  • Veículos
  • Tecnologia Automotiva

Mais tópicos