Mecânica

Airbus testa modelo híbrido de avião e espaçonave

Airbus testa modelo híbrido de avião e espaçonave
O protótipo de demonstração foi solto de um helicóptero e desceu controlado remotamente.[Imagem: Airbus]

Protótipo de demonstração

Quase três anos depois de ter apresentado o seu conceito de um avião hipersônico para turismo espacial, a Airbus revelou detalhes do desenvolvimento desse híbrido de aeronave e espaçonave.

A empresa divulgou fotos do "teste de queda livre" realizado com um protótipo de demonstração.

O projeto consiste na construção de um avião voltado para o mercado de turismo espacial, que poderá levar passageiros para um "tira-gosto" do ambiente de microgravidade, com duração de alguns minutos.

No teste, um protótipo em uma escala de um para quatro foi lançado de uma altura de 3.000 metros para fornecer informações sobre como o veículo de verdade poderá se comportar quando estiver retornando ao solo.

O teste de queda livre ocorreu ao largo da costa de Cingapura - o projeto está sendo apoiado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico daquele país.

Um helicóptero ergueu o modelo a partir de um navio e, em seguida, soltou-o da altura predeterminada.

O protótipo de demonstração desceu controlado remotamente por um piloto a bordo do navio de apoio.

Airbus testa modelo híbrido de avião e espaçonave
O híbrido de avião e nave espacial será muito parecido com um jato executivo, decolando de um aeroporto comum. [Imagem: Airbus]

Nave executiva

Os dados agora vão alimentar os modelos de computador usados no projeto, ajudando a refinar o processo de design.

Ao contrário da bem conhecida nave espacial da Virgin Galactic, a versão da Airbus deverá decolar de uma pista normal utilizando motores a jato comuns - ele se parecerá em quase tudo com um jato executivo.

Somente quando o veículo atingir sua "altitude de lançamento" será acionado o motor foguete, que vai queimar uma mistura de metano e oxigênio, para completar a subida a pouco mais de 100 km.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas