Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Aplicativo que ensina física de partículas agora gratuito para Android

Com informações da Agência Fapesp - 31/07/2021

Aplicativo gratuito para Android ensina conceitos de física de partículas
Anteriormente o aplicativo era pago e só disponível para iOS. Agora pode ser baixado gratuitamente na Google Play..
[Imagem: Divulgação]

Aplicativo para ensinar física

Pesquisadores do SPRACE (Centro de Pesquisa e Análise de São Paulo) lançaram uma versão em português do aplicativo educacional "As Partículas", disponível gratuitamente para usuários do sistema Android.

Originalmente desenvolvido por Frank Close, da Universidade de Oxford (Reino Unido), o aplicativo visa levar conhecimento cientificamente preciso sobre física de partículas de maneira fácil e simples para um público amplo e diversificado, desde estudantes do ensino fundamental, médio ou superior, até pessoas interessadas pela área que não possuem formação científica.

Além de explicar as descobertas dos séculos 20 e 21 de maneira didática, "As Partículas" mostra também todo o conhecimento gerado ao longo dos últimos cem anos.

O aplicativo explica, por exemplo, a Teoria do Modelo Padrão, que trata das partículas fundamentais que conhecemos hoje e como elas interagem entre si. É possível aprender sobre quarks, que formam prótons e nêutrons, e sobre a observação do bóson de Higgs.

Entre os diferenciais do aplicativo estão seu glossário com definições de conceitos-chave e uma pequena biografia dos mais importantes cientistas da área.

Além disso, "As Partículas" é ilustrado por imagens e fotos, que ajudam os usuários a compreender seu conteúdo. Quem baixá-lo poderá ver, por exemplo, imagens reais de colisões de partículas observadas pelos detectores do LHC.

Anteriormente, o aplicativo estava disponível apenas em inglês para usuários do sistema operacional iOS, a um custo de US$ 8. Observando a pequena quantidade de conteúdo disponível sobre física de partículas de alta qualidade na língua portuguesa, o SPRACE obteve da editora inglesa Science Photo Library a autorização para traduzir e disponibilizar o aplicativo em troca da versão Android em inglês.

Os interessados podem baixar "As Partículas" na loja Google Play.

O SPRACE é um grupo de pesquisa que atua no experimento CMS (Compact Muon Solenoid), um dos quatro grandes detectores do LHC, com um trabalho focado em física de altas energias, instrumentação científica, computação de alto desempenho e inovação digital.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Computação Quântica
  • Universo e Cosmologia
  • Spintrônica

Mais tópicos