Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Astronautas da Mars500 entram em órbita de Marte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/02/2011

Astronautas da Mars500 entram em órbita de Marte
A nave virtual Mars500 não tem janelas, mas um laptop rodando Celestia, um software de simulação espacial freeware, funciona como uma janela virtual conforme a tripulação se aproxima do planeta vermelho.
[Imagem: ESA]

A primeira simulação de uma viagem tripulada a Marte atingiu um marco importante: ontem o "nave" chegou a Marte, depois de 244 dias de voo interplanetário virtual.

Viagem virtual a Marte

Três tripulantes vão desembarcar no planeta vermelho no dia 12 de Fevereiro - para os mais realistas, eles farão três saídas para o terreno marciano simulado.

Tudo dentro das instalações do projeto Mars500, um estudo pioneiro sobre as complexas questões psicológicas e técnicas que devem ser enfrentadas nos voos espaciais de longa duração.

A tripulação de três russos, dois europeus e um chinês está há quase oito meses trancada em módulos hermeticamente fechados, imitando uma nave espacial, no Instituto de Problemas Biomédicos (IBMP) em Moscou.

Os astronautas virtuais estão seguindo uma rotina de sete dias, com dois dias de folga, idêntica à dos astronautas da Estação Espacial Internacional. Seu trabalho durante a viagem espacial virtual inclui tarefas de manutenção, experimentos e exercícios diários.

"A Mars500 é uma experiência visionária," disse Simonetta Di Pippo, diretora da ESA para Voos Espaciais Humanos. "Hoje é apenas uma simulação enriquecedora, mas estamos trabalhando para torná-la real."

Astronautas da Mars500 entram em órbita de Marte
Os tripulantes da Mars500 testando os trajes russos Orlan, antes de sua missão começar, no início de junho de 2010.
[Imagem: IBMP/ Oleg Voloshin]

Astronautas em Marte

Segundo o cenário da missão, ontem a nave "entrou em uma órbita circular em torno de Marte".

A aproximação final começou em 24 de Dezembro, mudando sua trajetória imaginária do espaço interplanetário para uma órbita em espiral que a levou às proximidades do Planeta Vermelho.

A tripulação abriu a escotilha entre a nave-mãe e o módulo de pouso que, seguindo o script, foi lançado separadamente para Marte.

Nos próximos dias, a carga no interior do módulo de pouso será transferida para o habitat e módulo será preparado para se desacoplar e iniciar as manobras de pouso em Marte.

Três tripulantes vão passar para o módulo de pouso, enquanto os demais ficarão na nave-mãe.

A escotilha entre a nave e o módulo de pouso será fechada no dia 8 de fevereiro. A sonda irá se desacoplar e o pouso simulado em Marte ocorrerá em 12 de fevereiro.

A primeira saída para a superfície marciana simulada, instalada em um grande salão ao lado dos módulos da Mars500, acontecerá em 14 de Fevereiro, com os astronautas usando os trajes espaciais russos Orlan.

Uma segunda saída está agendada para 22 de Fevereiro.

Astronautas da Mars500 entram em órbita de Marte
O terreno representando a superfície de Marte, dentro das instalações do projeto Mars500. A tripulação irá conduzir um jipe marciano e instalar sensores durante as suas missões.
[Imagem: IBMP/ Oleg Voloshin]

Volta para casa

Em 23 de fevereiro, a sonda será lançada para entrar novamente em órbita e se acoplar com a nave-mãe no dia seguinte.

Os três astronautas que desceram ao planeta ficarão em quarentena por três dias antes da escotilha ser aberta, em 27 de Fevereiro.

No dia 28 de fevereiro, o módulo de pouso será carregado com lixo e itens já desnecessários e será "abandonado".

Isso acontecerá no dia 1 de Março, pouco antes da nave espacial disparar seus motores imaginários, deixando Marte e começando a viagem de volta.

Depois disso, o grupo se deparará com outro monótono "cruzeiro interplanetário", até chegar de volta à Terra, no início de novembro.

O consolo é que, desta vez, a Terra em que eles desembarcarão será real.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Marte
  • Exploração Espacial
  • Sondas Espaciais
  • Robôs Espaciais

Mais tópicos