Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Astronautas instalam último segmento da Estação Espacial Internacional

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/03/2009

Astronautas instalam último segmento da Estação Espacial Internacional
Segmento S6, suspenso pelo braço robótico da Estação Espacial Internacional, pouco antes de começar a ser fixado pelos astronautas durante a primeira caminhada espacial da missão STS-119.
[Imagem: NASA]

Os astronautas da missão STS-119 concluíram hoje uma etapa importante na história da Estação Espacial Internacional (ISS), ao montar o último segmento do seu eixo central, chamado Starboard 6, ou S6.

Novo conjunto de painéis solares

O segmento S6 contém o último conjunto de painéis solares da ISS, que deverá aumentar a capacidade de geração de energia da estação, tornando-a capaz de abrigar seis astronautas como tripulação permanente - hoje a tripulação permanente é de 3 astronautas.

A energia extra também é necessária para abastecer os novos laboratórios europeu e japonês, recentemente instalados na Estação e para permitir a ampliação do número de pesquisas científicas.

Caminhadas espaciais

O segmento S6, visto na foto ainda suspenso pelo braço robótico da ISS, foi instalado durante uma caminhada espacial que durou sete horas e sete minutos.

Estão previstas três novas caminhadas espaciais durante a atual missão do ônibus espacial Discovery. Durante uma delas os painéis solares do segmento S6 serão abertos.

Durante a caminhada espacial, os astronautas Steve Swanson e Richard Arnold aparafusaram o segmento S6 ao S5, fixando-o em sua posição definitiva. Eles também conectaram seus cabos de energia, prepararam um radiador responsável pelo seu resfriamento, abriram as caixas contendo os painéis solares ainda dobrados e instalaram os suportes de fixação dos painéis solares.

O conjunto de novos painéis solares deverá ser aberto nesta sexta-feira.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Energia Solar
  • Sondas Espaciais
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos