Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Atlantis está pronto para decolar rumo à ISS

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/11/2009

Atlantis está pronto para decolar rumo à ISS
Estão segundo carregados 1,8 milhão de litros de hidrogênio e oxigênio líquidos, em um procedimento que deverá durar 3 horas. Todo esse combustível é queimado em 8 1/2 minutos, o tempo que leva para que o ônibus espacial atinja a órbita da Terra.
[Imagem: NASA]

Enchendo o tanque

O ônibus espacial Atlantis está pronto para decolar rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). O lançamento está previsto para a tarde de hoje, às 17h28, no horário de Brasília.

Com 70% de chances de boas condições meteorológicas no momento do lançamento, o chefe da missão em terra liberou o início do abastecimento do tanque principal do ônibus espacial.

Estão segundo carregados 1,8 milhão de litros de hidrogênio e oxigênio líquidos, em um procedimento que deverá durar 3 horas. Todo esse combustível é queimado em 8 1/2 minutos, o tempo que leva para que o ônibus espacial atinja a órbita da Terra.

Almoxarifado espacial

O principal objetivo da missão é levar peças sobressalentes para a Estação Espacial, já com vistas à aposentadoria dos ônibus espaciais, prevista para ocorrer em 2010. Além do voo que se inicia hoje, na missão STS-129, há apenas outros cinco lançamentos agendados.

Estão sendo levadas primeiro as peças sobressalentes maiores e as mais importantes. O almoxarifado espacial consiste em dois módulos de carga, chamados ELC (External Logistics Carriers), que ficarão "pendurados" no eixo principal da Estação. Quando necessárias, as peças sobressalentes poderão ser retiradas dos módulos por um dos braços robóticos da ISS.

Peças sobressalentes

Na carga, destacam-se dois módulos de bombeamento, dois giroscópios, dois tanques de nitrogênio, um tanque de amônia, um tanque de gás de alta pressão e peças para o braço robótico, incluindo o sistema que permite que ele deslize ao longo do eixo da Estação, a fim de alcançar qualquer ponto onde seja necessário.

Há ainda uma central de controle de energia, uma unidade de plasma, um contêiner de carga e uma unidade de carga e descarga de baterias. Tudo junto, são 12.360 quilogramas de peças sobressalentes.

Caminhadas espaciais

Mas a missão STS-129 não consistirá apenas de algo do tipo "descarregar e voltar para casa." Montar os módulos no eixo principal da Estação exigirá três caminhadas espaciais, que cuidarão também de montar a fiação necessária para a instalação do módulo Tranquilidade, que deverá ser instalado no início de 2010.

O módulo Tranquilidade foi projetado para ser instalado na porta inferior do módulo Harmonia. Mas os planos mudaram, e os engenheiros acreditam haver vantagens em instalá-lo na porta lateral. Isso exigirá grandes alterações no hardware da Estação, incluindo linhas de dados, abastecimento de ar, circuitos de resfriamento etc.

A missão deverá durar apenas 11 dias, porque o Atlantis, a fim de poder levar mais carga, subirá sem a conexão que permite que ele receba energia da Estação.

O lançamento, previsto para as 17h28, no horário de Brasília, será transmitido ao vivo pela NASA TV (www.nasa.gov/multimedia/nasatv/index.html).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Foguetes
  • Universo e Cosmologia
  • Metais e Ligas

Mais tópicos