Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Bateria transparente armazena e gera energia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/05/2019

Bateria transparente gera e armazena energia
Esquema das camadas e foto do protótipo, que é flexível, além de transparente.
[Imagem: 10.1021/acsami.8b20143]

Bateria recarregável transparente

Pesquisadores da Coreia do Sul criaram um protótipo de bateria totalmente transparente e flexível.

Mais do que isso, eles adicionaram uma série de outras funcionalidades, compondo um protótipo de aparelho quase totalmente transparente.

Usando um filme de grafeno como eletrodo e um eletrólito "semi-sólido", a bateria atinge um nível de transparência de 77,4%.

Além disso, a equipe projetou a estrutura com funções de autocarregamento e armazenamento. Isso foi feito inserindo um painel de armazenamento de energia - um supercapacitor - dentro da camada superior do dispositivo, e um painel de conversão de energia - um nanogerador - dentro da camada inferior.

Ou seja, é possível carregar a bateria apertando-a ou aproveitando movimentos naturais, como o andar, o que torna o dispositivo adequado para aplicações de vestir.

Finalmente, uma camada sensível ao toque foi colocada logo abaixo do painel de armazenamento de energia da camada superior, permitindo criar um dispositivo inteiro transparente.

"Decidimos começar esta pesquisa porque ficamos impressionados com os smartphones transparentes que aparecem nos filmes. Embora ainda haja um longo caminho para a comercialização, devido aos altos custos de produção, faremos o possível para avançar ainda mais essa tecnologia agora que obtivemos esse sucesso no campo do armazenamento de energia transparente," disse o professor Changsoon Choi, do Instituto de Ciência e Tecnologia Daegu Gyeongbuk (DGIST).

Bibliografia:

Artigo: Single-Layer Graphene-Based Transparent and Flexible Multifunctional Electronics for Self-Charging Power and Touch-Sensing Systems
Autores: Sungwoo Chun, Wonkyeong Son, Gwangyeob Lee, Shi Hyeong Kim, Jong Woo Park, Seon Jeong Kim, Changhyun Pang, Changsoon Choi
Revista: ACS Applied Materials & Interfaces
DOI: 10.1021/acsami.8b20143






Outras notícias sobre:
  • Baterias
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Grafeno
  • Energia Solar

Mais tópicos