Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Biobateria de papel eficiente e biodegradável em água

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/08/2018

Biobateria de papel eficiente e biodegradável em água
Foto do protótipo e esquema das células bacterianas que compõem a bateria biodegradável.
[Imagem: Seokheun Choi Lab]

Bateria de papel

As baterias de papel são promissoras para uma série de aplicações, além de uma grande expectativa de serem ambientalmente corretas.

E este é justamente o trunfo deste novo protótipo, apresentado por Maedeh Mohammadifar e colegas da Universidade Binghamton, nos EUA.

A biobateria é verdadeira e comprovadamente biodegradável, graças ao uso de um material híbrido de polímeros e papel. Os polímeros - poli(amic)ácido e poli(dianidrido piromelítico-p-fenilenodiamina) - foram a chave para dar à bateria bacteriana suas propriedades biodegradantes.

A equipe testou a degradação da bateria em água e ela claramente se dissolveu sem os requisitos de instalações especiais ou a introdução de microrganismos adicionais, como acontecia com protótipos anteriores.

Além disso, as estruturas de papel de polímero são leves, de baixo custo e flexíveis, e a bateria é energeticamente eficiente.

"Nossa bateria de papel híbrida apresentou uma relação potência/custo mais alta do que todas as baterias microbianas de papel reportadas anteriormente," disse o professor Seokheun Choi, cuja equipe já havia construído uma bateria de origami recarregada com água suja.

"O aumento de potência pode ser potencialmente obtido simplesmente dobrando ou empilhando os dispositivos flexíveis e híbridos de polímero e papel," finalizou.

Bibliografia:

Artigo: Green Biobatteries: Hybrid Paper-Polymer Microbial Fuel Cells
Autores: Maedeh Mohammadifar, Idris Yazgan, Jing Zhang, Victor Kariuki, Omowunmi A. Sadik, Seokheun Choi
Revista: Advanced Sustainable Systems
DOI: 10.1002/adsu.201800041
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Baterias
  • Células a Combustível
  • Biotecnologia
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos