Meio ambiente

Biogasolina é produzida por bactérias pela primeira vez

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/10/2013

Biogasolina é produzida por bactérias pela primeira vez
Diagrama mostra a cadeia para a produção de alcanos de cadeia curta (biogasolina) a partir de biomassa renovável.
[Imagem: KAIST]

Gasolina sustentável

Yong Choi e Sang Lee, do Instituto KAIST, da Coreia do Sul, conseguiram um feito inédito no campo dos biocombustíveis.

Eles produziram 580 mg de biogasolina por litro de cultura microbiana in vivo.

A gasolina tradicional, derivada do petróleo, é uma mistura de hidrocarbonos, aditivos e agentes misturadores.

Os hidrocarbonos, chamados alcanos, são formados apenas por átomos de carbono e hidrogênio, dispostos em moléculas de diversas configurações, que podem ter entre 4 e 12 átomos de carbono.

Outros pesquisadores já haviam usado bactérias geneticamente modificadas para desenvolver rotas metabólicas para a produção de alcanos de cadeias longas - entre 13 e 17 átomos de carbono - que são adequados para substituir o diesel.

Agora, pela primeira vez, os dois pesquisadores conseguiram usar bactérias E. coli para produzir alcanos de cadeias mais curtas - essencialmente uma biogasolina.

Segundo eles, seu processo pode ser modificado para produzir outros produtos, como ésteres e álcoois.

"É apenas o começo do trabalho em direção à produção sustentável de gasolina," disse o professor Sang Yup, destacando que agora o trabalho se concentrará no aumento do rendimento do processo.

Artigo: Microbial Production of Short-chain Alkanes