Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Brasil lança foguete de treinamento intermediário

Com informações da Agência Brasil - 03/11/2015

Brasil lança foguete de treinamento intermediário
A operação foi uma preparação para o lançamento do Satélite de Reentrada Atmosférica (Sara).
[Imagem: IEA/Divulgação]

Sara

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) lançou o 12º Foguete de Treinamento Intermediário, dando início ao Projeto Satélite de Reentrada Atmosférica (Sara).

O lançamento foi um treinamento para a etapa principal da Operação São Lourenço, que ocorre em novembro com o disparo do foguete VS40M-V03, que transportará o Sara, uma plataforma destinada a estudos e pesquisas em ambiente de microgravidade, ou seja, uma faixa da atmosfera fora da órbita terrestre.

Com as informações coletadas pelo Sara será possível qualificar o sistema e permitir um novo lançamento para que a plataforma passe até dez dias em ambiente de microgravidade.

GPS espacial

O VS40M-V03 levará também um GPS de aplicação espacial desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O equipamento está em fase de teste e está sendo desenvolvido com o objetivo de informar com precisão a posição e a velocidade de um foguete ou satélite no espaço.

"Essas tecnologias têm vislumbramento para veículos futuros que colocarão satélites em órbitas, daí este experimento tem um retorno direto pra sociedade", expressou-se o coronel Cláudio Olany, diretor do centro.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Exploração Espacial
  • Satélites Artificiais
  • Sondas Espaciais

Mais tópicos