Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Brasil recebe novo navio para pesquisas científicas na Antártida

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/04/2009

Brasil recebe novo navio para pesquisas científicas na Antártida
Navio Polar Almirante Maximiano junta-se à frota brasileira para realizar pesquisas científicas no Atlântico Sul e na Antártica.
[Imagem: Marinha do Brasil]

Pouco mais de um mês depois de ter recebido um navio-laboratório para pesquisas oceanográficas, a Marinha do Brasil recebe oficialmente hoje (7/4) o Navio Polar Almirante Maximiano, também destinado a apoiar as pesquisas científicas brasileiras na Antártida.

Navio científico

O novo navio será utilizado também na área da América do Sul, na coleta de dados hidroceanográficos de interesse meteorológico e em estudos ligados à cartografia náutica.

Construído em 1974 no Estaleiro Todd (Estados Unidos), o navio teve sua estrutura totalmente reformulada em 1988 no Estaleiro Aukra (Noruega). Agora, para se adequar às novas funções de pesquisas científicas, foram feitas adaptações estruturais no navio, como a construção de laboratórios, espaços habitacionais, hangar e convés de voo para operar aeronaves.

Tratado Antártico

A embarcação recebeu o nome do Almirante Maximiano em uma homenagem ao então comandante da força, em cuja gestão foi adquirido o Navio de Apoio Oceanográfico Barão de Teffé, em 1982, que abriu caminho para a presença brasileira no Continente Antártico. A criação da Estação Comandante Ferraz, na ocasião, tornou o país membro do Tratado Antártico, com direito a voto nas decisões sobre a região.

Com a nova aquisição, o País passa a contar com uma plataforma de coleta de dados capaz de atender às demandas da comunidade científica brasileira em relação às pesquisas no Atlântico Sul, em geral, e na Antártica, em particular.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Marítima
  • Monitoramento Ambiental
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Aviões

Mais tópicos