Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Brasil terá centro de pesquisa de transporte de alta velocidade

Com informações da Agência Brasil - 10/04/2018

Brasil terá centro de pesquisa de transporte de alta velocidade
Os custos operacionais baixos do Hyperloop são devidos, em parte, à utilização da energia solar, captada por painéis colocados na parte superior dos tubos.
[Imagem: Tesla Motors]

Hyperloop

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) assinou um acordo com a empresa Hyperloop Transportation Technologies para instalação de um centro de pesquisa e desenvolvimento em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A proposta é desenvolver um sistema de transporte por tubos de altíssima velocidade, capaz de atingir 1,2 mil quilômetros por hora. Quem está por trás do empreendimento é o fundador da SpaceX e da Tesla Motors, Elon Musk.

Segundo o presidente da Hyperloop, Bipob Gresta, o sistema de transporte utiliza plataformas elevadas e está sendo desenvolvido para funcionar sem o atrito e a resistência do ar, permitindo que cápsulas com carga ou pessoas se movimentem mais rapidamente, com baixo consumo de energia.

A tecnologia envolve ainda levitação magnética e bombas de vácuo para retirar quase todo o ar dos tubos.

"É uma tecnologia de ponta que poderá revolucionar todo o transporte de pessoas e de cargas no nosso país", disse Miguel Antônio Nery, da ABDI. "Nossa expectativa é que isso sinalizará para o país um novo cenário em termos de solução tecnológica e logística em transporte."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Políticas de Ciência e Tecnologia
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Tecnologia Automotiva
  • Aviões

Mais tópicos