Espaço

Descoberto campo magnético mais forte que se conhece no Universo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/07/2022

Descoberto campo magnético mais forte que se conhece no Universo
A estrela de nêutrons parece ter um campo magnético complexo.
[Imagem: CAS]

Recorde de campo magnético

Uma equipe de astrônomos da Alemanha, China e Rússia detectou o campo magnético mais forte já observado até hoje em todo o Universo.

Gerado por uma estrela de nêutrons, o campo magnético tem uma intensidade de 1,6 bilhão de teslas - para comparação, o campo magnético na superfície da Terra varia entre 25 e 65 microteslas (10-6 tesla).

A estrela de nêutrons, catalogada como Swift J0243.6+6124, está a 22.000 anos-luz da Terra, parece ter um campo magnético com uma estrutura altamente complexa.

Ela foi estudada por meio do observatório espacial Insight-HXMT, o maior telescópio de raios X em operação hoje - o observatório na verdade contém três telescópios, cada um captando uma faixa de energia de raios X.

As medições resultam nas chamadas linhas cíclotron, ou CRSF, sigla em inglês para "característica de espalhamento ressonante cíclotron", formadas pelo dispersão de fótons de raios X por elétrons de um plasma sujeito a um campo magnético extremamente forte.

Esta é a única técnica disponível hoje para medir diretamente o campo magnético de uma estrela de nêutrons.

"Nós argumentamos que a detecção da CRSF de energia mais alta relatada aqui prova inequivocamente a presença de componentes de campo multipolar perto da superfície da estrela de nêutrons," escreveu a equipe.

Uma estrela de nêutrons é o o núcleo colapsado de uma estrela que foi maior no passado, medindo apenas cerca de 10 km de diâmetro, o que as torna alguns dos objetos mais densos do Universo - isso faz os astrônomos acreditarem que estrelas de nêutrons são esferas quase perfeitas.

Artigo: Insight-HXMT Discovery of the Highest-energy CRSF from the First Galactic Ultraluminous X-Ray Pulsar Swift J0243.6+6124