Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Carro híbrido elétrico-flex será fabricado no Brasil

Com informações da Agência Brasil - 21/12/2018


Elétrico, gasolina e etanol

A tecnologia para produção do primeiro veículo híbrido - com motor elétrico e motor a combustão - e bicombustível do mundo no Brasil foi apresentada pela Toyota do Brasil.

O veículo será equipado com motor de combustão interna bicombustível - gasolina e etanol -, mas poderá rodar também usando apenas eletricidade. O novo modelo será construído sobre a plataforma de o Prius, o híbrido gasolina-elétrico da empresa vendido em todo o mundo.

A produção do modelo está prevista para o fim de 2019.

A Toyota informou que, desde março, fez diversos testes de rodagem com o protótipo híbrido elétrico-flex no Brasil.

"A ideia foi colocar à prova a durabilidade do carro em diversos tipos de estradas para avaliar o conjunto motor-transmissão quando abastecido com etanol. Durante esses meses, uma série de dados relacionados à performance e comportamento do carro foram coletados, que contribuíram na busca pelo balanço ideal de todo o conjunto," informou a Toyota.

Rota 2030

O projeto foi desenvolvido por equipes de engenheiros da Toyota no Japão e no Brasil.

O presidente da Toyota no Brasil, Rafael Chang, destacou a importância do Rota 2030, novo regime tributário para as montadoras de veículos no país, lançado neste mês.

As empresas, como contrapartida, terão que investir em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. A montadora estima investimentos da ordem de R$ 1 bilhão em sua unidade no Brasil no próximo ano.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos
  • Motores

Mais tópicos