Materiais Avançados

Novo material promete carros sem nenhuma vibração

Novo material promete carros sem nenhuma vibração
O tecido metálico atingiu um equilíbrio tido como impossível entre rigidez e amortecimento, além de ficar leve devido ao grande número de poros. [Imagem: Ladan Salari-Sharif et al. - 10.1038/s41598-018-32625-6]

Amortecimento com rigidez

Um novo material que é tão rígido quanto um metal, mas flexível o suficiente para resistir a fortes vibrações, promete transformar a indústria automobilística e vários outros setores.

O material possui ao mesmo tempo uma alta rigidez e uma capacidade de amortecimento de impactos.

Essa combinação quase impossível em um único material foi obtida usando folhas compostas trançadas em 3D a partir de fibras não ligadas entre si. Embora a trama seja criada como se fosse um material têxtil, os fios são metálicos.

Isso permite que o interior do material se mova e absorva vibrações, enquanto o material circundante permanece rígido.

Os materiais convencionais de amortecimento - a borracha, por exemplo - apresentam uma rigidez relativamente baixa, enquanto os metais e cerâmicas rígidos têm tipicamente um amortecimento insignificante.

"Aqui, demonstramos que o alto amortecimento e a rigidez estrutural podem ser obtidos simultaneamente em treliças trançadas em 3D, soldando apenas juntas selecionadas da treliça, o que resulta em uma estrutura em rede intertravada para suportar carga, entrelaçada com elementos 'flutuantes' livres para gerar amortecimento," descreveram Ladan Salari Sharif e seus colegas da Universidade de Surrey, no Reino Unido.

Veículos sem vibração

A equipe acredita que esse novo compósito tipo têxtil poderá inaugurar uma nova era na fabricação de trens, carros e aeronaves, permitindo que os passageiros experimentem pouca ou nenhuma vibração durante suas viagens.

"A ideia de um compósito que resolva o paradoxo da rigidez e do amortecimento era tida como irrealizável - mas aqui estamos nós. Este é um desenvolvimento entusiasmante que pode enviar ondas de choque através das indústrias de automóveis, trens e aeroespacial. Este é um material que pode tornar os veículos do futuro próximo mais confortáveis do que nunca," disse o professor Stefan Szyniszewski, coordenador da equipe.

Bibliografia:

Damping of selectively bonded 3D woven lattice materials
Ladan Salari-Sharif, Stephen M. Ryan, Manuel Pelacci, James K. Guest, Lorenzo Valdevit, Stefan Szyniszewski
Nature Scientific Reports
Vol.: 8, Article number: 14572
DOI: 10.1038/s41598-018-32625-6




Outras notícias sobre:

    Mais Temas