Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Carros da Toyota terão robô de companhia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/11/2015

Carros da Toyota terão robô de companhia
O robô pode falar e gesticular, além de detectar as emoções do motorista.
[Imagem: Toyota/Divulgação]

Robô da esperança

O robô japonês Kirobo, que foi enviado para a Estação Espacial Internacional em 2013 para fazer companhia aos astronautas, ganhou uma versão miniaturizada.

O Kirobo Mini será fabricado pela Toyota, devendo ser disponibilizado como uma companhia para os motoristas dos carros da marca.

"Com as pessoas gastando uma média de 4,3 anos de suas vidas em seus carros, o que equivale a viajar para a Lua e voltar três vezes, a Toyota acredita que se pode aprender muito sobre o nosso comportamento e emoção durante a condução. E é aí que o Kirobo Mini pode ajudar," disse a empresa em nota.

O Kirobo Mini tem 10 centímetros (cm) de altura - contra os 34 cm do seu irmão astronauta - o que permite sua inserção em diversos pontos do veículo. O nome Kirobo deriva de duas palavras japonesas: "esperança" e "robô".

Robô confidente

Carros da Toyota terão robô de companhia
O Kirobo Mini (sentado) tem 10 centímetros (cm) de altura - contra os 34 cm do seu irmão astronauta.
[Imagem: Toyota/Divulgação]

O robô pode falar e gesticular. Sistemas de visão artificial permitem que ele rastreie o rosto e os gestos do motorista em busca de sinais indicativos de emoções específicas.

Mas talvez não seja bom transformar o Kirobo em um confidente e falar "tudo" para seu pequeno companheiro de viagem, sobretudo se você se preocupa com privacidade.

"Nós poderemos assimilar horas de dados para entender melhor a vida diária dos motoristas ao redor de todo o mundo, dando suporte a futuras inovações e desenvolvimentos..." continua a nota da empresa, sem especificar como isto será feito.

O Kirobo Mini também terá algo a oferecer, como sugestões de lugares para visitar, rotas para chegar ao destino e sugestões de músicas para ouvir, de acordo com o humor que ele detectar no motorista.







Outras notícias sobre:
  • Robôs Assistentes
  • Veículos
  • Tecnologia Automotiva
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos