Energia

Célula solar renegerativa
A célula solar regenerativa usa canais microfluídicos para imitar o sistema vascular natural.[Imagem: Orlin Velev]

Célula solar regenerativa

Hyung-Jun Koo e Orlin Velev, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, criaram células solares com canais que imitam os sistemas vasculares dos seres vivos.

Isso permite "revigorar" as células solares orgânicas, cujo desempenho se deteriora com o tempo pela degradação gerada pelos raios ultravioleta do Sol.

Eles trabalharam com as células solares sensibilizadas por corantes originais, que não são de estado sólido, mas compostas por um núcleo de gel à base de água, eletrodos e moléculas de corante orgânico de baixo custo que captam a luz e geram a corrente elétrica.

O inconveniente é que as moléculas de corante, as partes ativas da célula solar, degradam-se e perdem eficiência.

"Nós levamos em conta como a rede ramificada das folhas mantém os níveis de água e nutrientes em toda a folha. Nossa célula solar com microcanais funciona de maneira semelhante," explica Velev.

"As células fotovoltaicas danificadas pelos raios ultravioleta são regeneradas bombeando corante fresco para dentro dos canais, e retirando o corante exaurido para fora da célula. Esse processo restaura a eficácia do dispositivo na produção de energia elétrica ao longo de vários ciclos," concluiu.

Bibliografia:

Regenerable Photovoltaic Devices with a Hydrogel-Embedded Microvascular Network
Hyung-Jun Koo, Orlin D. Velev
Nature Scientific Reports
Vol.: 3, Article number: 2357
DOI: 10.1038/srep02357




Outras notícias sobre:

    Mais Temas