Informática

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/12/2019

Chip quântico 1.000 vezes menor promete segurança em aparelhos portáteis
Com aproximadamente 3 mm de tamanho, o pequeno chip usa algoritmos de comunicação quântica para garantir a privacidade das comunicações.
[Imagem: NTNU]

Segurança quântica

Pesquisadores de Cingapura desenvolveram um chip de comunicação quântica 1.000 vezes menor do que os dispositivos atuais, mas oferecendo a mesma segurança aprimorada que é marca registrada da criptografia quântica.

Medindo cerca de três milímetros, o pequeno chip usa algoritmos de comunicação quântica para fornecer segurança aprimorada em comparação com os padrões existentes, baseados na criptografia clássica.

Ele faz isso integrando as senhas nas informações que estão sendo transmitidas, formando uma chave quântica segura. Depois que as informações são recebidas, elas são destruídas juntamente com a chave, criando uma forma extremamente segura de comunicação.

O chip também ocupa 1.000 vezes menos espaço do que as configurações atuais de comunicação quântica, que podem ser tão grandes quanto uma geladeira ou até ocupar o espaço de uma sala ou escritório inteiro.

Chip quântico 1.000 vezes menor promete segurança em aparelhos portáteis
Fotos dos componentes do chip quântico, feitas por microscopia eletrônica.
[Imagem: G. Zhang et al. - 10.1038/s41566-019-0504-5]

Criptografia quântica portátil

Essa miniaturização abre as portas para a implantação de tecnologias de comunicação mais seguras em aparelhos compactos, como celulares, tablets, notebooks e até relógios inteligentes, sem contar as máquinas de saques bancários e de vendas com autoatendimento.

"Quase todas as plataformas e repositórios digitais exigem que os usuários insiram suas senhas e dados biométricos, e, isso sempre pode acontecer, eles podem ser espionados ou decifrados. A tecnologia quântica elimina isso, uma vez que a senha e as informações são integradas na mensagem que está sendo enviada, formando uma chave quântica," explicou o professor Liu Ai Qun, da Universidade Tecnológica de Nanyang.

Simplificando, a tecnologia quântica não requer transmissões adicionais de senhas ou dados biométricos necessários nos canais clássicos. Isso elimina o risco de vazamento de informações ou interceptação, criando uma criptografia virtualmente inquebrável.

O chip de comunicação quântica também deverá ser barato, uma vez que foi fabricado com materiais padrão da indústria eletrônica, como o silício.

Artigo: An integrated silicon photonic chip platform for continuous-variable quantum key distribution