Espaço

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/06/2021

Chuvas de metais caem regularmente do espaço sobre a Terra
A chuva espacial de metais desce atmosfera abaixo, acompanhando o fluxo dos ventos conforme desce rumo ao solo.
[Imagem: Xinzhao Chu et al. - 10.1029/2021GL093729]

Camadas metálicas termosfera-ionosfera

Há cerca de 10 anos, cientistas descobriram na Antártica um fenômeno intrigante: Uma "chuva" de metais, aparentemente vinda do espaço.

Essa precipitação forma o que agora se conhece como "camadas metálicas termosfera-ionosfera", já tendo sido documentadas ocorrências de ferro, sódio e potássio.

Agora se confirmou que esse parece ser um fenômeno mais geral, abarcando todo o planeta, reforçando a hipótese de que esses metais são mesmo originários do espaço, chovendo regularmente sobre a Terra inteira.

É a primeira vez que essa chuva de metais foi detectada em latitudes médias, mais especificamente, sobre o campus da Universidade do Colorado na cidade de Boulder, nos EUA, onde os cientistas detectaram uma chuva espacial de sódio.

O movimento dos metais mergulhando atmosfera abaixo foi monitorada desde uma altitude de 200 km até o solo, graças a um dos radares a laser (LIDAR) mais sensíveis do mundo - um LIDAR usa os fótons de um laser, em vez das ondas de rádio de um radar tradicional, para investigar a composição e a estrutura de objetos distantes.

Chuva de metais

Os metais nessas chuvas provavelmente se originam de poeira espacial ou de material rochoso que queima ao entrar na atmosfera da Terra, e a aparição regular dessas camadas na alta atmosfera pode ajudar a entender melhor como a atmosfera da Terra interage com o espaço, incluindo a ideia de que essas interações ajudam a manter a vida e podem até mesmo ter semeado a vida na Terra, uma hipótese conhecida como panspermia.

"Esta é uma descoberta importante porque nunca vimos essas características de crepúsculo/amanhecer antes e porque essas camadas de metal afetam muitas coisas. Os metais podem cair no oceano e atuar como fertilizantes para os ecossistemas, os metais ionizados podem afetar os sinais de rádio GPS," exemplificou a professora Xinzhao Chu.

Até o momento, não há nenhum indício de que essas chuvas espaciais possam trazer riscos às pessoas, uma vez que convivemos o tempo todo com esses metais. Contudo, outras pesquisas já ofereceram indícios de que podem chover vírus do espaço sobre a Terra

Chuvas de metais caem regularmente do espaço sobre a Terra
A chuva não cai continuamente, formando camadas na alta atmosfera que podem durar por longos períodos.
[Imagem: Xinzhao Chu et al. - 10.1029/2021GL093729]

Vida e espaço

O monitoramento dessa região da fronteira Terra-espaço usando o LIDAR também dá aos pesquisadores uma nova ferramenta para estudar uma parte crucial da atmosfera que é difícil de observar. É uma região complicada, onde as interações entre o Sol, a Terra e o campo magnético do nosso planeta podem acabar criando as condições ambientais nas quais a vida na superfície pode prosperar, protegida do ambiente hostil do espaço.

"Existem metais na atmosfera de outros corpos planetários, como Marte, e os pesquisadores procuram por características semelhantes à Terra em exoplanetas como indicadores de ambientes hospitaleiros," disse Chu. "Será que essas camadas de metal poderiam ser um desses recursos?"

Artigo: Mid-Latitude Thermosphere-Ionosphere Na (TINa) Layers Observed With High-Sensitivity Na Doppler Lidar Over Boulder (40.13°N, 105.24°W)