Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Código QR comestível é incorporado em biscoitos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/10/2022

Código QR comestível é incorporado em biscoitos
Código QR embutido no biscoito, antes e depois de assado. É possível escrever mensagens também.
[Imagem: Yamato Miyatake et al. (2022)]

Código QR comestível

Pesquisadores japoneses desenvolveram uma técnica para criar códigos QR comestíveis dentro de biscoitos - os códigos de barras bidimensionais são construídos com a própria massa do biscoito.

Para ler o código QR comestível, que a equipe chama de "interiQR", basta colocar o biscoito contra uma fonte de luz e usar o celular normalmente, como se faz com os códigos QR impressos.

"À medida que o mundo tenta reduzir as embalagens extras, há uma corrida em andamento para desenvolver etiquetas de alimentos comestíveis que não sejam tóxicas, não alterem o sabor ou a aparência da comida e possam ser lidas sem ter que destruir a própria comida," justificam Yamato Miyatake e colegas da Universidade de Osaka.

Como todas as informações estão contidas no alimento, a aparência externa do biscoito permanece inalterada, e, como os píxeis que compõem o código são feitos com a própria massa, não há alteração no sabor.

"E, como uma simples luz de fundo pode ser usada para tornar o código QR visível, as informações estão prontamente disponíveis para produtores, varejistas e consumidores em qualquer estágio da jornada do biscoito, da fábrica ao estômago," escreveram os pesquisadores.

Código QR comestível é incorporado em biscoitos
Apesar de fortemente alterados, os códigos continuam legíveis depois que os biscoitos são assados.
[Imagem: Yamato Miyatake et al. (2022)]

Biscoitos impressos em 3D

A única exigência é que o biscoito - ou qualquer comida onde a técnica seja aplicada - precisa ser fabricado por uma técnica de impressão 3D.

"Muitos alimentos agora podem ser produzidos usando impressoras 3D," defendeu Miyatake. "Nós nos demos conta de que o interior de objetos comestíveis, como biscoitos, poderia ser impresso para conter padrões de espaços vazios para que, quando você acendesse uma luz atrás do biscoito, um código QR se tornasse visível e pudesse ser lido usando um celular."

A ideia não é ruim no tocante à redução de resíduos, já que as embalagens de alimentos - e suas etiquetas - são uma grande fonte de lixo em todo o mundo. O problema é que ler os códigos exige abrir a embalagem, o que restringe os códigos internos dos biscoitos a estratégias de interação das empresas com os consumidores.

Bibliografia:

Artigo: interiqr: Unobtrusive Edible Tags using Food 3D Printing
Autores: Yamato Miyatake, Parinya Punpongsanon, Daisuke Iwai, Kosuke Sato
Revista: Proceedings of the 35th Annual ACM Symposium on User Interface Software and Technology
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Imagens 3-D
  • Metrologia e Padronização
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos