Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Mecânica

Como recarregar um carro elétrico em movimento

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/06/2020

Como recarregar um carro elétrico em movimento
O circuito de recarregamento à distância e em movimento já funciona: Só falta aumentar sua potência.
[Imagem: Assawaworrarit/Fan - 10.1038/s41928-020-0399-7]

Carros que se recarregam na estrada

Engenheiros da Universidade de Stanford, nos EUA, desenvolveram uma nova técnica que promete recarregar as baterias dos carros elétricos com os veículos em movimento.

Embora o conceito de estradas que recarregam os carros elétricos enquanto eles viajam venha sendo discutido há algum tempo, e da disponibilidade de tecnologias para recarregamento de baterias sem fios, mesclar as duas coisas não tem sido fácil.

Carregadores sem fio transmitem eletricidade criando um campo magnético que oscila a uma frequência que cria uma vibração ressonante em bobinas magnéticas no dispositivo receptor. O problema é que a frequência ressonante muda se a distância entre a fonte e o receptor mudar mesmo que ligeiramente.

Sid Assawaworrarit e Shanhui Fan resolveram este problema criando um circuito de recarregamento - o circuito que transmite a eletricidade - que se ajusta em tempo real e em alta velocidade ao efeito ressonante do circuito que está sendo recarregado e que está se movendo. Eles chamaram a técnica de "circuito simétrico com paridade de tempo não linear".

Drones que recarregam em voo

A eficiência do sistema de transmissão sem fio de eletricidade alcançou 92%, embora a potência ainda seja muito pequena - apenas 10 watts.

A equipe acredita que, além de haver muito espaço para melhorias, a tecnologia não precisará ficar esperando até atingir o patamar de utilidade para os carros elétricos: Já é possível usá-la para carregar aparelhos menores.

"Este é um passo significativo em direção a um sistema prático e eficiente para recarregar automóveis e robôs sem fios, mesmo quando eles estão se movendo em alta velocidade," disse Fan.

"Teremos que aumentar a potência para recarregar um carro em movimento, mas não acho que isso seja um obstáculo sério. Para recarregar os robôs, já estamos dentro do alcance da utilidade prática. Imagine um drone que possa voar o dia inteiro descendo ocasionalmente e pairando em torno de um telhado para recargas rápidas," acrescentou.

Bibliografia:

Artigo: Robust and efficient wireless power transfer using a switch-mode implementation of a nonlinear parity–time symmetric circuit
Autores: Sid Assawaworrarit, Shanhui Fan
Revista: Nature Electronics
Vol.: 3, pages 273-279
DOI: 10.1038/s41928-020-0399-7
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Veículos Híbridos e Elétricos
  • Baterias
  • Robôs
  • Veículos

Mais tópicos