Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Conheça o componente fotônico que vai acelerar seus dados

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/05/2014

Conheça o componente fotônico que vai acelerar seus dados
Um único laser é usado para produzir uma multiplicidade de linhas espectrais, formando o pente de frequências.
[Imagem: KIT/J. Pfeifle]

Pente de frequências

Este é um pente de frequências, capaz de transmitir dados a vários terabits por segundo ao longo de centenas de quilômetros de fibras ópticas.

A miniaturização do componente óptico foi alcançada por uma equipe do Instituto Karlsruhe de Tecnologia (Alemanha) e da Escola Politécnica Federal de Lausanne (Suíça).

Um pente de frequências - ou grade de frequências - é um componente emissor de luz cujo espectro emitido é gerado por uma série de elementos igualmente espaçados entre si.

O envio de dados a longas distâncias normalmente emprega uma técnica chamada multiplexação por divisão de comprimento de onda (WDM: wavelength division multiplexing), por meio da qual vários canais de dados são transmitidos de forma independente em uma única fibra óptica, permitindo assim taxas de transmissão extremamente elevadas.

Para isso, a informação é codificada por vários lasers de diferentes comprimentos de onda - isto é, de cores diferentes.

No entanto, a escalabilidade desses sistemas é limitada, já que é necessário um laser individual para cada um dos canais de transmissão. Além disso, é difícil estabilizar os comprimentos de onda desses lasers, o que exige um "desperdício" de banda entre os canais de dados para evitar interferências.

O que se espera é que os pentes de frequências resolvam os dois problemas, mas faltava miniaturizar os componentes.

Esta foi a primeira demonstração da técnica a chegar à faixa dos terabits: o experimento envolveu uma transmissão de 300 km de distância, alcançando uma taxa de 1,44 terabits por segundo - o suficiente para transmitir 500.000 vídeos de alta definição simultaneamente.

Bibliografia:

Artigo: Coherent terabit communications with microresonator Kerr frequency combs
Autores: Joerg Pfeifle, Victor Brasch, Matthias Lauermann, Yimin Yu, Daniel Wegner, Tobias Herr, Klaus Hartinger, Philipp Schindler, Jingshi Li, David Hillerkuss, Rene Schmogrow, Claudius Weimann, Ronald Holzwarth, Wolfgang Freude, Juerg Leuthold, Tobias J. Kippenberg, Christian Koos
Revista: Nature Photonics
Vol.: 8, 375-380
DOI: 10.1038/NPHOTON.2014.57
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fotônica
  • Transmissão de Dados
  • Raios Laser
  • Armazenamento de Dados

Mais tópicos