Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Baidu lança plataforma de computação quântica acessível pelo celular

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/08/2022

Computador quântico da Baidu pode ser acessado pelo celular
Qian Shi é o primeiro computador quântico supercondutor de nível industrial da Baidu.
[Imagem: Baidu]

Computador quântico da Baidu

A gigante chinesa de internet Baidu lançou seu computador quântico "de nível industrial", batizado de Qian Shi, dois ideogramas que significam "a origem de todas as coisas é encontrada nos céus".

Apesar de parecer estar atrasada em relação a empresas como Google, Microsoft e IBM, a estreia da Baidu no mundo da computação quântica não veio sem novidades.

Mais do que um mero computador, o Qian Shi é parte de um sistema integrado de computação quântica, chamado Liang Xi.

O sistema é composto por diversos módulos, incluindo Quanlse, uma plataforma baseada em nuvem para controle quântico, Quantum Leaf, uma plataforma de computação quântica nativa em nuvem, QNET, um kit de ferramentas de rede quântica, QEP, um kit de ferramentas de processamento de erros quânticos e Paddle Quantum, uma plataforma de inteligência artificial quântica.

Sendo nativa da rede, a plataforma poderá ser acessada de qualquer equipamento com acesso à internet, incluindo aplicativos rodando em PCs ou em telefones celulares.

O processador quântico que está sendo disponibilizado agora ao público tem 10 qubits, contra 53 do processador do Google.

Mas a empresa anunciou já ter concluído o projeto de um processador quântico supercondutor de 36 qubits - instituições de pesquisas chinesas já possuem processadores quânticos muito maiores, mas são equipamentos de laboratório, e não sistemas de produção, como o Qian Shi.

Computador quântico da Baidu pode ser acessado pelo celular
A Baidu lançou um sistema integrado de computação quântica, que pode ser plugado a qualquer computador, inclusive de terceiros.
[Imagem: Baidu]

Pesquisas em baterias e proteínas

Segundo a empresa, seu sistema integrado de computação quântica já está pronto para rodar algoritmos usados para projetar novos materiais, incluindo novos projetos de baterias de lítio, ou simular o dobramento de proteínas.

O sistema integrado como um todo (Liang Xi) é capaz de se conectar não apenas ao computador Qian Shi, mas também a outros computadores quânticos de terceiros, incluindo os desenvolvidos pelas instituições acadêmicas.

Isso dá versatilidade ao sistema, uma vez que, conforme novas versões do computador quântico forem sendo desenvolvidas, com mais qubits, bastará desplugar um e plugar o outro, de modo transparente para o usuário.

"Com o Qian Shi e o Liang Xi, os usuários podem criar algoritmos quânticos e usar o poder da computação quântica sem desenvolver seu próprio hardware quântico, sistemas de controle ou linguagens de programação,", disse Runyao Duan, diretor da Baidu Research. "As inovações da Baidu possibilitam o acesso à computação quântica a qualquer hora e em qualquer lugar, mesmo via telefones celulares. A plataforma da Baidu também é instantaneamente compatível com uma ampla variedade de chips quânticos, o que significa que o acesso 'plug-and-play' agora é uma realidade."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Computação Quântica
  • Supercomputadores
  • Armazenamento de Dados
  • Transmissão de Dados

Mais tópicos