Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Computador seleciona melhores momentos de partidas de futebol

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/01/2015

Computador seleciona melhores momentos de partidas de futebol
Um outro programa, desenvolvido por uma equipe norte-americana, avalia o desempenho dos jogadores de futebol sem depender de avaliações subjetivas.
[Imagem: NSF/Jupiter Images Corporation]

Melhores momentos

Uma equipe de cientistas da computação da Universidade Politécnica da Catalunha, na Espanha, desenvolveu uma tecnologia capaz de fazer um resumo automático de uma partida de futebol e selecionar os melhores momentos do jogo.

O sistema foi projetado para "assistir" uma partida inteira automaticamente e extrair uma sequência de momentos-chave.

Francesc Tarrés, coordenador do projeto, explica que a tecnologia "divide o conteúdo do vídeo em diferentes quadros, que são classificados de acordo com a relevância das informações de baixo nível que são extraídas das imagens e do áudio usando algoritmos matemáticos".

Essas "informações de baixo nível" incluem aspectos como nível de ruído ambiente, incluindo o som da torcida, o som do apito do árbitro, movimentos de câmera, cores predominantes nas imagens e pessoas ou rostos que se acumulam em um segmento específico da imagem.

Versão alfa

Uma classificação numérica é atribuída a cada uma dessas informações, servindo para compor uma pontuação final de cada cena.

Notas finais mais altas são interpretadas pelo programa como sinais de que algo interessante estava ocorrendo no campo. O sistema então seleciona todos esses momentos e cria um vídeo resumido dos melhores momentos do jogo.

A primeira versão do programa, passando por um teste de cinco partidas, foi capaz de selecionar 70% dos gols.

"Ainda não é possível produzir um resumo automático completo, embora a ferramenta já possa ajudar os jornalistas e editores de programas a selecionar os melhores momentos de uma partida," reconhece Arnau Raventos, outro membro da equipe.

Bibliografia:

Artigo: Automatic Summarization of Soccer Highlights Using Audio-visual Descriptors
Autores: Arnau Raventos, Raul Quijada, Luis Torres, Francesc Tarres
Link: http://arxiv.org/abs/1411.6496
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Inteligência Artificial
  • Biomecatrônica
  • Simuladores

Mais tópicos